Doria antecipa vacinação de idosos de 72 a 74 anos em SP
A expectativa é imunizar mais de 730 mil pessoas desse público com a 1ª dose do imunizante
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 17, a antecipação da vacinação de idosos de 72 a 74 anos no estado de São Paulo, que agora está marcada para a próxima sexta-feira, 19. O cronograma inicial previa início da imunização dessa faixa etária no dia 22 de março.
A expectativa é imunizar mais de 730 mil pessoas desse público com a 1ª dose da vacina contra covid-19.
“Evitem o acúmulo em filas, utilizando o aplicativo Vacina Já, garantindo a fluidez e sem desconforto para estas pessoas. Também evitem a concentração na sexta-feira pela manhã, pois os postos ficam abertos até as 17 horas”, pediu Doria durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Mudança na vacina contra a poliomielite chama atenção; entenda
- Vacina da mpox é aprovada para adolescentes; veja o que diz a OMS
- Quais vacinas são obrigatórias para viajar para a Europa? Confira regras atualizadas
Desde segunda-feira, 15, os idosos de 75 e 76 anos começaram a ser vacinados em todo o estado. Também já há data marcada para início da vacinação de pessoas de 70 e 71 anos, que será no dia 29.
Pré-cadastro no “Vacina Já”
Para o público alvo, o governo recomenda fazer o pré-cadastro no site Vacina Já. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, para agilizar o atendimento no dia e evitar aglomeração nos locais de imunização.
De acordo com o governo, isso economiza 90% no tempo de atendimento para imunização. Quem preencher o formulário antecipadamente será atendido no dia em cerca de 1 a 3 minutos. Já a coleta de informações no dia leva cerca de 10 minutos.
O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente.