Duas colheres desse ingrediente podem evitar problemas de saúde
Pesquisadores avaliaram o efeito positivo do mel nos fatores de risco cardiometabólicos
Médicos da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o mel pode melhorar ajudar a melhorar problemas de saúde, como os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Bastam apenas duas colheres por dia para ajudar a reduzir o risco de colesterol ruim e melhorar o controle glicêmico.
Um dos autores do estudo, o pesquisador Tauseef Khan disse que os resultados foram “surpreendentes”, devido ao fato de que o mel é composto 80% de açúcar.
“Mas o mel também é uma composição complexa de açúcares comuns e raros, proteínas, ácidos orgânicos e outros compostos bioativos que muito provavelmente trazem benefícios à saúde”, observou.
- 3 destinos para se reconectar com a natureza no feriadão de Sexta-feira Santa e Tiradentes
- Os dois fatores responsáveis por cerca de 90% dos casos de câncer colorretal
- O remédio para o estresse está mais perto do que você imagina – e só leva 20 minutos por dia
- O primeiro sintoma de ansiedade sobre o qual pouco falamos

Níveis elevados de açúcar no sangue são conhecidos por afetar pessoas com diabetes.
Já o colesterol alto é conhecido como um assassino silencioso porque, em muitos casos, quem o tem geralmente não apresenta sintomas.
Como foi feito o estudo
Houve 18 ensaios controlados, com um total de 1.000 participantes e a dose média diária de mel consumida por eles foi de 40 gramas – cerca de duas colheres de sopa. A maioria dos testes durou cerca de oito semanas.
Os médicos enfatizaram que aqueles que participaram do estudo tinham uma dieta saudável, com adição de açúcares representando apenas dez por cento ou menos de sua ingestão calórica diária.

O estudo concluiu que o mel, especialmente o cru não processado, pode melhorar o controle glicêmico e os níveis lipídicos quando consumidos dentro de um padrão alimentar saudável.
No entanto, eles disseram que a pessoa não deve começar a adicionar mel à sua dieta se já estiver evitando o açúcar.
Por outro lado, eles consideram válido para aqueles que usam açúcar, xarope ou outros adoçantes considerar trocá-los por mel.
O mel é uma composição complexa de açúcares (comuns e raros), ácidos orgânicos, enzimas, proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e substâncias bioativas produzidas pelas abelhas a partir do néctar das flores.