É assim que seu corpo sinaliza que está com gordura no fígado
Quando o índice de gordura no órgão chega a 5% ou mais, o quadro necessita de tratamento
Uma condição de saúde que frequentemente passa despercebida por longos períodos é a esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado. Nos estágios iniciais, o fígado gorduroso causa dor ou sintomas evidentes, o que torna a detecção desse problema ainda mais desafiadora.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a esteatose hepática ocorre quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. Embora seja normal ter alguma quantidade de gordura no fígado, quando esse índice ultrapassa 5%, é necessário buscar tratamento adequado. Caso contrário, a condição pode desencadear inflamação, evoluindo para estágios mais graves, como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até mesmo câncer no fígado.
Sinais de gordura no fígado
Confira abaixo alguns sinais de gordura no fígado:
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
- 4 situações que indicam a necessidade de fazer exame de colonoscopia antes dos 45
Sensação de pressão na parte superior do abdômen
A dor abdominal é um sintoma importante para se atentar. É fundamental observar qualquer desconforto persistente na região superior direita do abdômen, especialmente quando acompanhado por outros possíveis sintomas.
Fadiga
Além disso, sintomas como cansaço, fadiga, distúrbios do sono, falta de motivação ou problemas de concentração nem sempre estão diretamente relacionados a doenças hepáticas. Esses sintomas podem estar presentes em diversas outras condições. No entanto, a fadiga é um dos sintomas mais comuns da gordura no fígado, exigindo a realização de exames específicos para confirmar a condição.
Perda de apetite e alterações de peso
Uma dieta pobre com muitos doces, fast food e carboidratos em combinação com a falta de exercício são as principais causas de esteatose hepática (gordura no fígado).
Menos conhecido é o fato de que dietas com baixo teor de proteínas, jejum rigoroso ou perda de peso muito rápida podem causar fígado gorduroso (isso é conhecido como deficiência de fígado gorduroso). Nesse caso, náuseas e perda de apetite são possíveis sintomas.
Alterações intestinais
Quando a saúde do fígado está em risco, o estômago e os intestinos podem fornecer pistas iniciais. Por exemplo, sensação de pressão e plenitude, flatulência e dor de estômago são sintomas típicos.