É por isso que este é um dos chás mais saudáveis do mundo
Há evidências de que os compostos deste chá fazem bem para a pele, coração e cérebro
O chá verde é feito das folhas da planta Camellia sinensis. Há estudos que mostram que seus ingredientes mantêm o corpo jovem e o protegem contra inúmeras doenças, mesmo as mais graves, como câncer e doenças cardiovasculares.
Como o chá verde age no corpo?
O chá verde contém muitas das chamadas catequinas, um fitonutriente da família dos polifenóis, e tem uma forte ação antioxidante. Os antioxidantes ajudam o corpo a neutralizar os radicais livres, que estão envolvidos no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer e causam o envelhecimento da pele. A bebida pode, portanto, ajudar a proteger contra essas doenças – semelhante a muitos outros alimentos saudáveis que contêm antioxidantes.
De fato, estudos mostram que o chá verde tem um efeito benéfico na pressão sanguínea e nos níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Em um estudo chinês, os participantes tomaram uma cápsula contendo extrato de chá verde todos os dias durante três meses, enquanto o grupo de controle recebeu apenas um placebo. Os níveis de colesterol no grupo do chá verde melhoraram, enquanto os do grupo do placebo não.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Tratamento de colesterol alto genético avança com redução de 86%
Apesar desses resultados promissores do estudo, não se deve esperar um efeito milagroso do chá verde. Os antioxidantes não são suficientes para prevenir totalmente as doenças cardiovasculares. Um estilo de vida saudável com uma dieta balanceada, exercícios físicos e baixo consumo de álcool, bem como o controle do estresse, é muito mais importante.
Quais são os efeitos colaterais do chá verde?
O chá verde costuma ser bem tolerado e inofensivo à saúde se for consumido com moderação, Porém, se o consumo for em excesso, pode causar distúrbios do sono e arritmia cardíaca devido à cafeína.
Há estudos que apontam que cerca de cinco a seis litros por dia, pode causar outros efeitos colaterais, como náuseas e dores abdominais e, no pior dos casos, até danos ao fígado. Ninguém costuma beber tanto chá.