Em vídeo, Edir Macedo afirma que coronavírus é inofensivo
Edir Macedo retirou o vídeo, mas continua circulando nas redes sociais
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o bispo Edir Macedo afirma que o coronavírus é inofensivo e que o alarde criado pela imprensa mundial visa levar o pânico a populações e nações, sendo “mais uma tática de Satanás”.
O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus fundamenta a sua opinião em um depoimento do patologista Beny Schmidt. O vídeo em que Schmidt fala sobre a doença saiu do ar, tal como o de Macedo. O religioso apagou o vídeo de seu canal.
Abaixo, assista ao vídeo.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
https://www.youtube.com/watch?v=0CONn07kpP0
Cuidados para prevenir o coronavírus
O Ministério da Saúde reforçou as medidas que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre elas, estão:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Por que essas recomendações são importantes?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica:
Lavar as mãos
A higiene com água e sabão ou álcool gel elimina o vírus, se este estiver nas mãos.
Praticar a etiqueta respiratória
Ao tossir ou espirrar, é importante cobrir a a boca e o nariz com lenço descartável ou com o cotovelo flexionado, pois impede a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir com as mãos, poderá contaminar objetos ou pessoas em que tocar.
Manter o distanciamento social
Manter pelo menos 1 metro de distância entre você e outras pessoas, principalmente aquelas que tossem e espirram, evita que você entre em contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e também inale o vírus.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si mesmo.
Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico
Por quê? Sempre que você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Os sintomas respiratórios podem ter várias causas e, dependendo do seu histórico e circunstâncias pessoais, o Covid-19 pode ser um deles.
Devo usar máscaras para me proteger?
O uso de máscaras ainda não é uma recomendação para a população em geral se prevenir do coronavírus, apenas para pessoas que apresentem os sintomas, para que essas evitem a transmissão. Além dos infectados com o vírus, cuidadores desses doentes e profissionais de saúde também são orientados a fazerem uso desse recurso.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.