Entenda a condição que tem causado dores em Lula
O quadro levou o chefe do Executivo a desistir de ir a uma cerimônia em Brasília
Uma condição de saúde tem feito o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixar de participar de eventos, como uma cerimônia da Caixa Econômica Federal, na terça-feira, 7, em Brasília. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O GLOBO, Lula está com bursite no joelho, o que tem lhe causado fortes dores nas pernas.
A bursite no joelho é uma inflamação que afeta o tendão, causando dor. De acordo com apuração do O Globo, assessores do Palácio do Planalto informaram que o presidente recebeu atendimento médico e foi medicado para o controle das dores.
Como tratamento, o presidente faz infiltrações, como são chamadas as aplicações de medicamentos no local da lesão para reduzir as dores.
- Diabetes pode afetar seu ombro e causar sintomas; entenda como isso ocorre
- 9 sinais nas fezes que indicam necessidade de consulta médica
- O que causa psoríase? Estudo indica possível origem da doença
- Como as varizes podem sinalizar outra grave doença; como detectar?
Bursite de joelho
A bursite do joelho ocorre quando um pequeno saco cheio de líquido (bursa) situado perto da articulação do joelho inflama. As bursas reduzem a fricção e amortecem os pontos de pressão entre os ossos e os tendões, músculos e pele próximos às articulações.
Qualquer bursa no joelho pode ficar inflamada, mas a bursite do joelho ocorre mais comumente sobre a rótula ou no lado interno do joelho abaixo da articulação.
A bursite do joelho causa dor e pode limitar a mobilidade. O tratamento geralmente inclui uma combinação de práticas de autocuidado e tratamentos administrados pelo médico para aliviar a dor e a inflamação.
Sinais de bursite nas articulações de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
- Dor e rigidez, agravadas por movimento
- Dor principalmente noturna
- Inchação local
Ainda segundo a SBR, qualquer tendão ou “bursa” no corpo humano pode ser afetado, mas aqueles localizados nos ombros, cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos e pés, são os mais frequentes.