Entenda a doença que fez Harrison Ford cancelar participação no Oscar
Ator de 82 anos está se recuperando em casa de infecção viral
Harrison Ford originalmente programado para se apresentar no Oscar, cancelou sua presença no palco da 97ª edição da cerimônia, no domingo. O ícone de Hollywood de 82 anos foi diagnosticado com herpes zoster em 28 de fevereiro e precisou ficar em casa se recuperando.
O que é herpes zoster?
O herpes zoster, também conhecido como cobreiro, é uma infecção causada por um vírus, o mesmo da catapora, o varicela-zóster. Após a catapora, o vírus pode permanecer inativo no organismo por anos e ser reativado devido a fatores como estresse, baixa imunidade ou envelhecimento.
Principais sintomas do herpes zoster
- Dor intensa e formigamento, que podem começar antes das lesões aparecerem, geralmente em um lado do corpo.
- Erupção cutânea, com pequenas bolhas vermelhas cheias de líquido.
- Coceira e sensibilidade na área afetada.
- Febre e mal-estar.
- Se não tratado, pode causar neuralgia pós-herpética, dor persistente mesmo após a cura das lesões.

Como a infecção é transmitida?
A transmissão ocorre pelo contato direto com a pessoa contaminada, através da proximidade com as lesões da pele. Na maioria das vezes, o cobreiro tem cura espontânea. Em casos mais graves, analgésicos e medicamentos antivirais costumam ser administrados para amenizar a dor, reduzir a duração das lesões.
Além disso, no Brasil, desde 2014, está disponível uma vacina aprovada pela Anvisa específica para herpes-zóster: a Zostavax, ministrada em uma dose única em pessoas acima de 50 anos. A proteção ajuda a reduzir a dor aguda nos nervos, característica comum do cobreiro.