Entenda a embolia gasosa que agravou a saúde de Paulo Gustavo
Ator segue internado na UTI em estado grave com complicações da covid-19
O último boletim médico divulgado na segunda-feira, 3, pelo hospital Copa Star, onde Paulo Gustavo está internado com covid-19, informou que o quadro clínico do ator piorou e é considerado de extrema gravidade. Exames apontaram para uma embolia gasosa.
“À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais”, apontou o documento. “Novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central”, informou o boletim médico.
Paulo Gustavo está em quadro irreversível, diz boletim médico
- Diferença entre Alzheimer e demência: entenda os impactos na saúde
- Entenda por que o risco de trombose aumenta após trauma ou cirurgia
- 17 sintomas da depressão que todo mundo deveria conhecer
- São Paulo registra 76 mortes por síndrome respiratória aguda grave
O que é embolia gasosa
A embolia gasosa acontece quando bolhas de ar entram na corrente sanguínea, atrapalhando o fluxo de sangue para algumas partes do corpo, com isso o tecido acaba morrendo. No caso de Paulo Gustavo, a embolia alcançou o sistema nervoso central, o que é potencialmente grave e pode causar sequelas.
Ainda de acordo com o hospital, a embolia gasosa foi causada por uma ruptura entre brônquios e veias, o que acabou fazendo com que o ar entrasse no sistema respiratório.
Paulo Gustavo está internado desde 13 de março, quando deu entrada para tratar um quadro de covid-19. Antes da embolia, ele chegou a apresentar uma melhora com a redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, quando conseguiu interagir com a equipe profissional e com o seu marido.