Entenda a paralisia facial de Damares Alves causada por vírus
Ex-ministra, que tem circulado de máscara em aparições públicas, falou sobre a condição no Twitter
A senadora Damares Alves (Republicanos DF) informou em suas redes sociais que está fazendo um tratamento para paralisia facial causada pelo vírus herpes-zóster.
“Há cerca de três semanas, fui acometida pela herpes zoster, doença causada pela reativação do vírus causador da catapora. Minha infecção ocorreu no ouvido –caso raro–, e causou uma paralisia facial. Fiquei internada alguns dias. Faço tratamento para amenizar a situação”, disse ela em post no Twitter.
Damares resolveu falar sobre a condição após reportagens ironizarem o fato dela estar circulando de máscara facial nas últimas aparições públicas. “Cruel a forma como exploram cada detalhe da minha vida na intenção de gerar factoides. Uma pena que o jornalista tenha preferido a chacota em detrimento da apuração da informação”, escreveu.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
Ainda segundo a ex-ministra, apesar da paralisia, ela está bem e trabalhando. Mas disse se sentir constrangida pela situação.
“Fico triste com a falta de empatia. Imagino o que passaram tantas pessoas que são acometidas pela mesma doença. Por isso, o melhor caminho é a prevenção.”
Herpes-zóster
De acordo com o Ministério da Saúde, a herpes, ou cobreiro é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a catapora. Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa, mas pode ser reativado na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados e outras.
Esse vírus pode causar lesões dolorosas na pele e afetar o nervo facial, causando uma paralisia da face que é chamada de Síndrome de Ramsay Hunt, parecida com o acidente vascular cerebral (AVC).
Há tratamento para a condição. Normalmente, envolve o uso de antivirais e corticoides, que ajudam a reduzir o inchaço do nervo.
A recuperação pode levar de semanas a meses, dependendo do grau de comprometimento do nervo.