Entenda a Síndrome de Patau, acometida pelo filho do Zé Vaqueiro
Ingra Soares e Zé Vaqueiro enfrentam desafio com filho, que foi diagnosticado com Síndrome de Patau
A influenciadora digital Ingra Soares, mãe do Arthur, fruto de seu relacionamento com o cantor Zé Vaqueiro, transformou sua vida em uma força motivadora para muitos. A criança nasceu com a Síndrome de Patau, uma doença genética rara, e está sob cuidados médicos desde então.
Entenda a Síndrome de Patau, acometida pelo filho do Zé Vaqueiro
Ingra expressou seu amor e orgulho de seu filho nas redes sociais: “Meu amorzinho, eu tenho tanto orgulho dessa batalha que estamos enfrentando juntos.
Eu, seu pai e seus irmãos não vemos a hora de poder te levar para casa”. Essas palavras têm o poder de ressoar em muitas famílias que enfrentam desafios semelhantes ao redor do mundo.
- Santo André celebra arte feminina com projeto Mulheres Em Cantadas
- Síndrome rara faz cabelo de menino estar sempre arrepiado
- Entenda a síndrome hereditária que matou de câncer pai e 3 filhos
- O que é Síndrome de Cotard e quais os sintomas?
O que é a Síndrome de Patau?
A Síndrome de Patau é causada pela trissomia do cromossomo 13, o que quer dizer que há uma cópia extra deste cromossomo no lugar de duas — condição normal.
Esta anomalia genética interfere no desenvolvimento fetal, provocando diversas complicações, como problemas no sistema nervoso, defeitos cardíacos e a fenda palatina — abertura no céu da boca ou no lábio.
A síndrome recebeu esse nome em homenagem a Klaus Patau, geneticista que a descreveu pela primeira vez nos anos 1960.
É mais comum entre bebês de mulheres grávidas acima dos 35 anos, podendo ser detectada durante o pré-natal ou após o parto. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza testes para identificar a doença.
Como é o tratamento para a Síndrome de Patau?
Apesar de não haver um tratamento padrão para a Síndrome de Patau, o acompanhamento médico contínuo é essencial.
Isso porque os bebês que sobrevivem aos primeiros dias após o nascimento precisam de cuidados específicos, de acordo com os sintomas que apresentam.
Muitas das complicações podem ser tratadas, o que contribui para a melhora na qualidade de vida desses pequenos guerreiros.
Assim segue a rotina de Ingra e Zé Vaqueiro com o pequeno Arthur. Nessa jornada, eles têm demonstrado uma força e serenidade inigualáveis, transformando cada obstáculo em uma oportunidade de demonstrar o amor infinito que têm por seu filho.
Suas palavras de encorajamento e amor têm chegado a muitos lares, inspirando e motivando outras famílias a encarar seus desafios com a mesma serenidade e força.