Entenda como é a doença que fez Evaristo Costa perder 22kg em 3 semanas

A condição pertence a um grupo de condições conhecidas como doenças inflamatórias intestinais, ou DII

Por Redação
02/10/2024 05:43 / Atualizado em 04/10/2024 08:40

O jornalista e apresentador Evaristo Costa compartilhou recentemente em entrevista ao podcast PodCringe sua luta contra a doença de Crohn, condição inflamatória crônica que o fez perder de 22 kg em apenas 3 semanas. 

“Às vezes as pessoas falam assim: ‘Que legal, você tá bem magrinho, barriga chapadinha’. Mas não é um emagrecimento saudável. Eu estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela deu uma estabilizada, mas voltou”, contou.

Ele ressaltou que sua condição não permite ao organismo absorver e reter nutrientes.

“Eu me sinto definhando. É como eu defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim.”

Evaristo Costa emagreceu 22kg por conta da doença de Crohn
Evaristo Costa emagreceu 22kg por conta da doença de Crohn - reprodução/Instagram/evaristocostaoficial

O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica que afeta o trato gastrointestinal. A condição é crônica e, de acordo com o Ministério da Saúde, provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo.

Quais os sintomas da doença de Crohn?

  • diarreia
  • cólica abdominal
  • febre
  • sangramento retal
  • perda de apetite e perda de peso subsequente
  • dores articulares e lesões na pele
  • lesões da região anal, incluindo hemorroidas, fissuras, fístulas e abscessos.

Na presença desses sintomas, é recomendado consultar um médico gastroenterologista ou proctologista. 

Quais as causas de doença de Crohn?

Suas causas não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais desempenham um papel importante.

Estudos têm mostrado que pessoas com histórico familiar de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn, têm uma maior probabilidade de desenvolver a doença. Certos genes relacionados ao sistema imunológico e à resposta inflamatória têm sido identificados como potenciais fatores de risco para o desenvolvimento da condição.

Em segundo lugar, o sistema imunológico também desempenha um papel importante nas causas da doença de Crohn.

Acredita-se que ela ocorra quando o sistema imunológico ataca erroneamente as células saudáveis do trato gastrointestinal, resultando em uma resposta inflamatória crônica. Essa inflamação pode levar a danos nas paredes intestinais e sintomas associados à doença de Crohn.

Por fim, fatores ambientais também podem contribuir. Alguns estudos sugerem que certos elementos do ambiente, como dieta, exposição a certos tipos de bactérias e outros fatores ambientais, podem desempenhar um papel na desencadeamento da doença em pessoas suscetíveis geneticamente.