O que é a doença de Crohn e quais os sintomas?
Diarreia e dor abdominal são apenas dois dos sintomas da lista; conheça os outros
A doença de Crohn é uma condição inflamatória intestinal crônica que afeta o trato gastrointestinal. A condição pertence a um grupo de condições conhecidas como doenças inflamatórias intestinais, ou DII.
Embora ela possa ocorrer em qualquer idade, o diagnóstico ocorre com mais frequência em adolescentes e adultos jovens (15 a 40 anos).
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), no país, a incidência média, ou seja, a ocorrência de novos casos, de doença de Crohn e retocolite fica em torno de 7 para cada 100 mil habitantes.
Quais os sintomas da doença de Crohn?
Dor abdominal: a dor abdominal é um dos sintomas mais comuns da doença de Crohn. Pode variar em intensidade e localização, geralmente concentrando-se na região inferior direita do abdômen.
Diarreia crônica: a diarreia é um sintoma persistente da doença podendo ser acompanhada de fezes líquidas, frequentes e urgentes.
Perda de peso: esse sintoma ocorre devido à má absorção de nutrientes pelo intestino inflamado.
Fadiga: a fadiga é outro sintoma frequente, muitas vezes, causada pela inflamação crônica no organismo e pela perda de nutrientes.
Febre: a febre pode ocorrer em alguns casos de doença, principalmente durante os episódios de inflamação aguda.
Sangramento retal: pode ocorrer, especialmente quando a inflamação afeta a região do reto e do ânus.
Náuseas e vômitos: esses sintomas também estão associados à doença de Crohn, especialmente durante os períodos de inflamação e obstrução intestinal.
Alterações na aparência das fezes: as fezes podem apresentar alterações na cor, consistência e odor na doença de Crohn, devido à inflamação e má absorção de nutrientes.
Lesões na pele: algumas pessoas com doença de Crohn podem apresentar lesões na pele, como erupções cutâneas, úlceras e feridas.
Outros sintomas
Além dos sintomas mencionados, a doença de Crohn pode causar outros sinais como anemia, dores articulares, olhos vermelhos e inflamados, boca seca e inflamação nas vias biliares.
É importante ressaltar que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. É fundamental buscar a avaliação de um médico especialista para um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado, visando melhorar a qualidade de vida.
Quais as causas de doença de Crohn?
Suas causas não são totalmente compreendidas, mas, em suma, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais desempenham um papel importante.
Estudos têm mostrado que pessoas com histórico familiar de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn, têm uma maior probabilidade de desenvolver a doença. Certos genes relacionados ao sistema imunológico e à resposta inflamatória têm sido identificados como potenciais fatores de risco para o desenvolvimento da condição.
Em segundo lugar, o sistema imunológico também desempenha um papel importante nas causas da doença de Crohn.
Acredita-se que ela ocorra quando o sistema imunológico ataca erroneamente as células saudáveis do trato gastrointestinal, resultando em uma resposta inflamatória crônica. Essa inflamação pode levar a danos nas paredes intestinais e sintomas associados à doença de Crohn.
Por fim, fatores ambientais também podem contribuir. Alguns estudos sugerem que certos elementos do ambiente, como dieta, exposição a certos tipos de bactérias e outros fatores ambientais, podem desempenhar um papel na desencadeamento da doença em pessoas suscetíveis geneticamente.