Entenda como o diabetes pode causar coceira na pele

Problemas de pele são condições que qualquer pessoa pode ter, mas pessoas com diabetes têm mais facilidade

12/07/2024 11:03

Para muitas pessoas, a relação entre diabetes e coceira na pele pode não ser óbvia. Mas esse é um sintoma que pode ser desencadeado pela doença. 

A pele, aliás, é uma questão sensível em quadros de diabetes. A pessoa com a doença pode apresentar mais frequentemente infecções bacterianas e infecções fúngicas, além de bolhas diabéticas e outras lesões.

Mas por que o diabetes pode causar coceira?

Existem várias maneiras pelas quais o diabetes pode levar à coceira na pele. 

De acordo com a American Diabetes Association, a condição pode iniciar após uma infecção por fungos ou ser causada pele seca ou má circulação.

Coceira pode ser um sintoma de diabetes
Coceira pode ser um sintoma de diabetes - AndreyPopov/DepositPhotos

Quando a má circulação é a causa da coceira, as áreas com mais coceira podem ser as partes inferiores das pernas, isso porque a doença compromete a circulação especialmente das extremidades do corpo, como pés e mãos. 

A má circulação pode resultar em uma menor quantidade de sangue chegando à pele, o que pode causar ressecamento e coceira.

Além disso, os níveis elevados de glicose no sangue têm um papel na coceira. Quando a glicose se acumula, pode levar à desidratação da pele, resultando em ressecamento e coceira. A pele seca é mais propensa a rachaduras e infecções, o que pode piorar a coceira.

A outra causa da coceira é a dermopatia diabética, uma condição em que manchas escuras e escamosas aparecem na pele, geralmente nas pernas. Essas manchas podem causar coceira e desconforto.

Como aliviar coceira na pele resultante do diabetes

De acordo com a American Diabetes Association, há algumas formas de aliviar a coceira. Algumas delas são:

  • Mantenha seu diabetes bem controlado

Pessoas com altos níveis de glicose tendem a ter pele seca e menos capacidade de se defender de bactérias nocivas. Ambas as condições aumentam o risco de infecção.

  • Mantenha a pele hidratada

Use hidratantes regularmente para manter a pele macia e evitar o ressecamento. Escolha produtos sem fragrância e hipoalergênicos para minimizar a irritação.

  • Evite banhos e chuveiros muito quentes

Banhos quentes podem ressecar ainda mais a pele. Prefira banhos mornos e limite o tempo no chuveiro para evitar a remoção dos óleos naturais da pele. Sabonetes hidratantes podem ajudar. Depois, use uma loção para a pele, mas não coloque loções entre os dedos. A umidade extra ali pode estimular o crescimento de fungos.

  • Evite coçar a pele

Coçar a pele seca ou com coceira pode abri-la e permitir que a infecção se instale. Hidrate sua pele para evitar rachaduras, especialmente em clima frio.

  • Trate os cortes imediatamente

Lave cortes menores com água e sabão. Use apenas um creme ou pomada antibiótica se o seu médico disser que não há problema. Cubra os cortes menores com gaze esterilizada. Consulte um médico imediatamente se tiver um corte, queimadura ou infecção maior.

  • Prefira tecidos confortáveis

Roupas largas e de algodão podem ajudar a reduzir a irritação da pele. Evite tecidos sintéticos que podem causar atrito e aumentar a coceira.