Entenda como usar meditação no combate a pressão alta
Novas diretrizes da Sociedade Internacional de Hipertensão destacam prática que pode ajudar a reduzir a pressão alta; saiba qual
A hipertensão, conhecida como pressão alta, é um grave problema de saúde que assola milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a doença afeta cerca de 45% da população, equivalente a mais de 50 milhões de pessoas com idades entre 30 e 79 anos.
A condição assusta principalmente pelo fato de sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos, aumentando o risco de ocorrências de doenças cardiovasculares ao longo do tempo, como infarto e AVC.
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
- Estudo descobre bebida que é capaz de reduzir a pressão arterial
- Saiba quais são os 6 maiores teatros do Brasil
Felizmente, pequenas alterações no estilo de vida, principalmente aquelas dirigidas para reduzir o estresse, podem contribuir significativamente para manter a pressão arterial em um nível saudável.
Prática diária pode ajudar a combater a hipertensão
As novas diretrizes da Sociedade Internacional de Hipertensão, publicadas no Journal of Hypertension, fazem referência a pelo menos 45 minutos de meditação diários como uma estratégia efetiva contra a hipertensão.
Os pesquisadores apontam que a meditação e outras práticas de relaxamento induzem a uma queda na pressão arterial.
Os estudos sugerem que, durante a meditação, ocorre uma redução da inflamação e contração dos vasos sanguíneos, que passam a se dilatar. Acredita-se que este benefício seja mediado pela ação do óxido nítrico, molécula responsável por relaxar e dilatar os vasos, colaborando para manter a pressão equilibrada.
A meditação atua também minimizando a atividade simpática do cérebro e a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol.
Com isso, favorece um estado de relaxamento que contribui para menos oscilações na frequência cardíaca e pressão arterial.
Outras formas de combate ao estresse
Além da meditação, outras medidas podem auxiliar no controle da pressão arterial. Estratégias diárias de gerenciamento do estresse, como respiração profunda, yoga e atenção plena, estão entre as recomendadas.
Mas claro, não se pode esquecer de medidas tradicionais para controlar a pressão arterial, como:
- parar de fumar;
- reduzir o consumo de sal;
- praticar atividades físicas regulares;
- ter uma boa noite de sono.
Os pesquisadores da Sociedade Internacional de Hipertensão destacam a importância de uma abordagem mais holística no controle da pressão arterial.
Portanto, integrar estratégias simples e naturais de relaxamento ao dia a dia pode ser um valioso aliado na luta contra a hipertensão e, consequentemente, para uma vida mais saudável e feliz.