Entenda o que é a ameba comedora de cérebro que matou homem nos EUA
A infecção causada por esse protozoário pode matar pacientes em menos de duas semanas
Um homem morador da Geórgia, nos Estados Unidos, morreu de uma rara infecção cerebral, provocada pela ameba Naegleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro“. O protozoário é conhecido popularmente por esse nome porque é capaz de “comer” o tecido do cérebro humano, causando inchaço cerebral e morte.
De acordo com as autoridades de saúde, a infecção ocorreu enquanto a vítima nadava em um lago de água doce. As pessoas podem ser infectadas quando a água contendo a ameba sobe pelo nariz.
Isso geralmente ocorre quando as pessoas vão nadar ou mergulhar em lagos, rios e fontes termais, já que o micro-organismo vive em águas quentes não tratadas.
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Como lanche do McDonald’s está ligado a surto de E. coli nos EUA
- O que é a toxoplasmose e saiba como evitá-la
- Doença de Chagas é a principal endemia parasitária da América Latina
Meningoencefalite amebiana
A infecção causada por esse protozoário é chamada de meningoencefalite amebiana primária e pode matar pacientes em menos de duas semanas.
Os sintomas de uma infecção incluem dor de cabeça intensa, febre, náuseas e vômitos e progridem para rigidez do pescoço, convulsões e coma. Os sintomas começam cerca de cinco dias após a infecção, mas podem começar de 1 a 12 dias após a infecção.
De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, em casos muito raros, as infecções por Naegleria também podem ocorrer quando água contaminada de outras fontes (como água de piscina com cloro inadequado ou água de torneira contaminada) entra no nariz.
Ainda segundo o CDC, não foi demonstrado que a Naegleria fowleri se espalhe via vapor de água ou gotículas de aerossol, como névoa de chuveiro ou vapor de um umidificador). Também não é possível se infectar com Naegleria fowleri ingerindo a água contaminada.