Entenda o que é VSR, a principal causa de internação entre crianças
O vírus sincicial respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças de até 4 anos
O vírus sincicial respiratório (VSR) é um vírus respiratório comum que geralmente causa sintomas leves semelhantes aos do resfriado. A maioria das pessoas se recupera em uma ou duas semanas, mas ele pode ser grave, especialmente em bebês e idosos.
No Brasil, o vírus é hoje a maior causa de internação de crianças com até 4 anos de idade, segundo o boletim do InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado no último dia 20.
O VSR é a causa mais comum de bronquiolite (inflamação das pequenas vias aéreas no pulmão) e pneumonia (infecção dos pulmões) em crianças menores de 1 ano de idade.
- Praia no Nordeste: 3 opções lindas e econômicas para o verão
- Epic Games divulga lista de jogos gratuitos de fim de ano; confira
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
Sintomas do VSR
De acordo com o CDC, pacientes infectados com VSR geralmente apresentam sintomas 4 a 6 dias após serem infectados. Os sintomas de infecção por VSR geralmente incluem:
- coriza
- diminuição do apetite
- tosse
- espirros
- febre
- respiração ofegante
Esses sintomas geralmente aparecem em estágios e não todos de uma vez. Em bebês com VSR, os únicos sintomas podem ser irritabilidade, diminuição da atividade e dificuldades respiratórias.
Como é acontece a transmissão do VSR?
Assim como os outros vírus respiratórios, o VSR é transmitido de pessoa a pessoa pelo contato direto com gotículas respiratórias eliminadas pela pessoa infectada. Isso pode ocorrer quando ela tosse, espirra ou fala; ou de forma indireta pelo contato com superfícies e objetos contaminados nos quais o vírus pode sobreviver por várias horas.
Pessoas infectadas com VSR geralmente são contagiosas por 3 a 8 dias e podem se tornar contagiosas um ou dois dias antes de começarem a mostrar sinais da doença.
No entanto, algumas crianças e pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem continuar a espalhar o vírus mesmo depois de pararem de apresentar sintomas, por até 4 semanas.
As crianças são frequentemente expostas e infectadas com VSR fora de casa, como na escola ou creches. Eles podem então transmitir o vírus para outros membros da família.
As pessoas geralmente são infectadas com VSR pela primeira vez quando bebês ou crianças e quase todas elas são infectadas antes do segundo aniversário.
No entanto, infecções repetidas podem ocorrer ao longo da vida e pessoas de qualquer idade podem ser infectadas.
Há tratamento para VSR?
O tratamento para o vírus sincicial respiratório (VSR) geralmente é sintomático e de suporte, pois não há medicamentos antivirais específicos disponíveis para o tratamento dessa infecção. Dependendo da gravidade da doença, o tratamento pode incluir:
- Medicamentos para aliviar a febre e a dor, como o paracetamol ou o ibuprofeno.
- Terapia de oxigênio, se houver dificuldade respiratória.
- Medicamentos broncodilatadores para ajudar a abrir as vias aéreas, se necessário.
- Antibióticos, se houver uma infecção bacteriana secundária.
Como prevenir infecção por VSR?
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
- Evite tocar o rosto com as mãos não lavadas;
- Evite contato próximo, como beijos, apertos de mão e compartilhamento de copos e talheres com pessoas doentes;
- Limpe as superfícies tocadas com frequência, como maçanetas e dispositivos móveis.