Entenda o surto de botulismo causado por botox gástrico

Mais de 60 pessoas contraíram a doença após se submeterem ao procedimento que visa a perda de peso

As autoridades de saúde europeias emitiram um alerta depois do registro de um surto de botulismo causado pelo uso de botox gástrico para a perda de peso.

Ao menos 67 pessoas da Turquia, Alemanha, Áustria e Suíça contraíram botulismo entre o final de fevereiro e 10 de março, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

A maioria das infecções está ligada a um hospital particular em Istambul e Izmir, na Turquia, onde os pacientes receberam injeções intragástricas de neurotoxina botulínica (BoNT).

Turquia e alguns países da Europa registram surto de botulismo causado por botox gástrico
Créditos: Dr_Microbe/istock
Turquia e alguns países da Europa registram surto de botulismo causado por botox gástrico

Os sintomas variaram de leves a graves e vários casos foram hospitalizados, inclusive em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e receberam tratamento com antitoxina botulínica.

O ECDC  afirmou que há um “risco significativo de desenvolver botulismo”, ou paralisia muscular causada pela superexposição à toxina.

Embora não esteja claro se o botulismo está ligado às práticas dos hospitais ou a um problema com os produtos, a agência disse que uma investigação revelou que o BoNT usado nos procedimentos foi licenciado, mas não aprovado para injeção intragástrica.

O que é botox gástrico?

O botox gástrico é um procedimento não cirúrgico que consiste em aplicar injeções de toxina botulínica (botox) via endoscopia na parede do estômago da pessoa.

A medicação imobiliza temporariamente os músculos da parede do estômago por cerca de três meses e os impede de contrair. Isso mantém a comida no estômago por mais tempo, retardando a digestão, o que ajuda o paciente a se sentir satisfeito por mais tempo depois de comer e tornando mais fácil comer menos e perder peso.

No botox gástrico as injeções com a toxina são aplicadas via endoscopia na parede do estômago
Créditos: SrdjanPav/istock
No botox gástrico as injeções com a toxina são aplicadas via endoscopia na parede do estômago

O procedimento é feito com o paciente sedado e dura cerca de 30 minutos.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins Medicine, o botox gástrico pode ser indicado para pessoas com metas moderadas de perda de peso e geralmente leva a uma perda de 5% a 10% do peso corporal. O efeito da injeção dura cerca de três meses, podendo-se repetir o procedimento a cada seis meses.

O que é botulismo?

O botulismo é uma doença neuroparalítica grave causada por toxina botulínica (BoNTs) produzidas principalmente pela bactéria Clostridium botulinum. A doença ocorre naturalmente em quatro formas diferentes:

  • botulismo de origem alimentar, causado pela ingestão de alimentos contendo BoNTs
  • botulismo intestinal, quando os esporos botulínicos germinam no intestino de pessoas adultas
  • dentro do intestino de bebês com menos de um ano de idade (botulismo infantil)
  • botulismo de feridas, quando uma ferida é infectada por esporos botulínicos.

Existem duas outras formas de botulismo que não ocorrem naturalmente: o botulismo inalatório e o botulismo iatrogênico, sendo que este último pode ocorrer como um evento adverso após a administração de BoNTs por razões terapêuticas ou cosméticas.

De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), embora seja considerado raro, os indivíduos que recebem injeções de BoNT para fins cosméticos (por exemplo, para linhas de rugas faciais) ou tratamentos terapêuticos (por exemplo, controle de espasticidade muscular) podem desenvolver botulismo se forem injetados com uma dose excessiva.

Casos graves de botulismo exigem tratamento intensivo, bem como a administração de antitoxina botulínica. Mesmo quando esses tratamentos estão disponíveis, a recuperação completa geralmente leva de semanas a meses.