Entenda o tipo de câncer diagnosticado em Anderson, do Molejo
O tumor do cantor é do tipo primário oculto, ou seja, foi localizado em diferentes regiões, não sendo possível determinar o local de origem
O cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo, informou em suas redes sociais que descobriu um câncer e que já iniciou o tratamento. O tumor diagnosticado no cantor é do tipo primário oculto.
De acordo com Instituto Nacional de Câncer dos EUA, tumores primários ocultos são definidos como tumores malignos que se espalham, porém, sem os médicos conseguirem descobrir o local onde começou.
Mesmo que o tumor atinja vários órgãos e tecidos, ele irá receber o nome do local onde se iniciou. Um tumor de pulmão que chegou ao fígado, por exemplo, é classificado como câncer de pulmão metastático. Como no caso de Anderson em que o tumor não tem o local de origem definido, leva o nome de tumor primário oculto.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Esse tipo de tumor é responsável por 5% a 10% de todos os cânceres diagnosticados.
O ideal é descobrir o local de origem para traçar a linha de tratamento mais adequada, já que alguns tumores respondem melhor à quimioterapia, já outros respondem melhor à terapia hormonal.
Porém, é possível que o local de origem nunca seja descoberto nem com exames adicionais.
Mesmo assim, há possibilidade de sucesso no tratamento, utilizando vários quimioterápicos diferentes e outras terapias.
Nesses casos, os médicos irão seguir algumas pistas para determinar o melhor tratamento. Eles vão, por exemplo, avaliar a aparência das células cancerosas no microscópio e analisar o resultado os de exames de laboratório e de imagem.