Erva aromática ajuda a melhorar a memória, diz estudo

Preparar uma infusão é uma forma simples e eficaz de aproveitar os benefícios do alecrim

Por André Nicolau em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica Generalista - CRMGO 33271)
02/09/2024 14:27 / Atualizado em 06/09/2024 16:44

Com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, o alecrim é um importante aliado para a manutenção da saúde – iStock/Getty Images
Com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, o alecrim é um importante aliado para a manutenção da saúde – iStock/Getty Images - iStock/GMVozd

Estudo divulgado pela Universidade de Northumbria, no Reino Unido, descobriu que inalar o aroma do alecrim ajuda a melhorar a  atenção e a velocidade mental, aumentando a função associada ao desenvolvimento da memória. 

Nativa do Mediterrâneo, o alecrim é uma planta utilizada há séculos para finalidades aromáticas e culinárias. 

Contudo, o estudo publicado pela revista Therapeutic Advances in Psychopharmacology descobriu que o óleo essencial de alecrim também ajuda a melhorar a qualidade da memória em adultos saudáveis.

Por que o alecrim melhora a memória? 

Para os pesquisadores, esse efeito pode ser atribuído aos compostos bioativos do alecrim, como o ácido rosmarínico e os antioxidantes, que possuem propriedades neuroprotetoras e podem aumentar a função cognitiva.

No entanto, os especialistas envolvidos no estudo advertem que, apesar de o alecrim ser considerado seguro em quantidades moderadas, algumas pessoas podem apresentar irritação estomacal ou reações alérgicas.

Por isso, é sempre aconselhável consultar um médico antes de incorporar qualquer erva ou suplemento à sua rotina diária.