Escarlatina: entenda a doença que causou surto na Inglaterra
Doença altamente transmissível acomete principalmente crianças; veja os sintomas
Casos de escarlatina estão aumentando no noroeste da Inglaterra, com surtos em escolas de algumas cidades, como Salford e Wigan, na Grande Manchester.
A doença altamente contagiosa acomete especialmente as crianças em idade escolar (de 2 a 10 anos) e causa erupção cutânea áspera, dor de garganta, vermelhidão nas bochechas e inchaço na língua.
No início da infecção, a criança também pode apresentar calafrios e febre alta, que vai baixando aos poucos nos dias subsequentes até desaparecer.
- Quem ama vai amar: 5 rolês em Serra Negra para curtir a dois
- Estes sinais na boca podem indicar que você está com diabetes
- O adoçante que pode enganar seu cérebro e te fazer sentir mais fome
- 13 sinais de problemas no fígado que você simplesmente não pode ignorar

Embora altamente transmissível, a condição tende a não ser grave e é facilmente tratável com antibióticos para reduzir o risco de complicações.
A escarlatina é causada pela bactéria Streptococcus beta-hemolítico do grupo A. Essa bactéria é a mesma que causa algumas infecções cutâneas como o impetigo e a erisipela.
Para prevenir a propagação da escarlatina, é importante praticar uma boa higiene lavando as mãos com água morna e sabão, não compartilhando copos ou utensílios e cobrindo o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.
Doença antiga
No final do século 19, a escarlatina era comum na Inglaterra e no País de Gales e uma das principais causas de morte em crianças.
Porém, com o desenvolvimento da Medicina, tornou-se significativamente mais rara e menos perigosa. No entanto, os casos têm aumentado nos últimos anos na Inglaterra e ainda não existe vacina para a doença.