Especialistas descobrem atividade diária que está deixando você cansado o tempo todo
De acordo com estudo, esse cansaço pode ter a ver com o acúmulo de uma substância química específica no cérebro
Há dias em que nos sentimos cansados mesmo sem qualquer esforço físico. A explicação para isso pode ser atividade mental em excesso, especialmente, a ação de decidir por uma coisa ou outra.
Seja pensando no que comer, no que vestir ou lembrando de carregar o celular, desde o momento em que acordamos, o dia é cheio de decisões.
Embora essas escolhas simples possam não parecer tarefas extenuantes, estudos sugerem que elas podem estar sobrecarregando nossos cérebros e nos deixando cansados o tempo todo.
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Saiba como prevenir doenças cardíacas e manter seu coração saudável
- O que é depressão refratária?
- A atividade número 1 que você pode fazer todos os dias para ter um cérebro mais afiado
Na verdade, ao final de um dia repleto de tarefas cognitivas aparentemente pequenas, podemos achar ainda mais difícil tomar decisões racionais, e especialistas dizem que o acúmulo de uma substância química específica no cérebro pode ser o culpado.
O que acontece no cérebro quando fazemos decisões?
Quando tomamos uma decisão, o cérebro envia um sinal elétrico entre regiões do cérebro ao longo de estruturas semelhantes a fios chamadas neurônios.
Mas para enviar essas mensagens, ele precisa de uma substância química no cérebro chamada glutamato, um neurotransmissor.
Pesquisadores descobriram que, depois de tomar uma decisão, esse glutamato químico permanece no cérebro, acumulando-se e essencialmente obstruindo-o, com o efeito piorando cada vez mais após mais decisões.
Detalhes do estudo
A descoberta de especialistas do Instituto do Cérebro de Paris, na França, ocorreu após eles medirem os níveis dessas substâncias químicas cerebrais no órgão e o efeito que elas tinham no desempenho de tarefas desafiadoras.
Eles se concentraram em uma parte do cérebro chamada córtex pré-frontal lateral, uma parte do cérebro que realiza tarefas difíceis e toma decisões.
O estudo de 2022 observou 40 pessoas realizarem tarefas de memória por seis horas enquanto estavam deitadas em um scanner de ressonância magnética.
Uma tarefa incluía assistir sequências de números aparecendo em uma tela e julgar se o número atual era o mesmo que o anterior. Uma tarefa mais fácil foi dada a 14 pessoas, enquanto uma mais difícil foi dada a 26.
O glutamato, juntamente com oito substâncias químicas cerebrais diferentes, foram medidos em vários pontos durante os exercícios cognitivos.
Mas curiosamente, no final dos desafios, ambos os grupos tinham os mesmos níveis de glutamato no córtex pré-frontal lateral em comparação ao início do experimento.
Isso sugere que é a quantidade de tarefas que causa esse acúmulo mental, não a dificuldade delas.
Mas os pesquisadores notaram que as pessoas que realizaram as tarefas mais difíceis mostraram outros sinais de cansaço, como dilatação das pupilas dos olhos, o que não foi o caso do grupo que realizou a tarefa mais fácil.
Os pesquisadores observaram que o sono pode ajudar a reequilibrar os níveis de glutamato no cérebro, mas enfatizaram que mais pesquisas são necessárias.