Especialistas dizem que estes superalimentos essenciais reduzem o açúcar no sangue naturalmente
Alto nível de açúcar no sangue pode estar associado à falta de minerais essenciais
Especialistas compartilham diferentes maneiras de reduzir os níveis de açúcar no sangue sem precisar tomar medicamentos de insulina. Uma maneira que demonstrou funcionar em vários estudos é comer alimentos ricos em magnésio e cromo.
Alto nível de açúcar no sangue, também conhecido como hiperglicemia, está associado ao diabetes. Ele ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou usar a insulina de forma eficiente e, como resultado, a glicose se acumula na corrente sanguínea.
Os benefícios do magnésio
O magnésio controla uma enzima chamada glucoquinase. A enzima é responsável por transformar glicose em glicose-6-fosfato. Quando os níveis de magnésio estão baixos, a atividade da glucoquinase pode diminuir, afetando potencialmente a liberação de insulina no corpo.
- Exposição ‘Presépios de Hilda Breda’ está disponível até 11/01 em São Bernardo
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
Alimentos ricos em magnésio incluem:
- folhas verdes escuras
- abóbora
- sementes de abóbora
- atum
- grãos integrais
- chocolate amargo
- banana
- feijões
Pesquisas mostram que pessoas que geralmente consomem menos magnésio tendem a ter uma regulação de açúcar no sangue mais comprometida e um risco maior de diabetes tipo 2 do que aquelas que consomem quantidades maiores.
Uma revisão de 26 estudos envolvendo 1.168 participantes descobriu que indivíduos que consumiam consistentemente mais magnésio tinham um risco 22% menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles que consumiam menos.
Embora o magnésio possa ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes, não há evidências suficientes para confirmar sua eficácia no controle da glicemia em indivíduos com diabetes que não apresentam deficiências nutricionais.
Os benefícios do cromo
O cromo é um mineral essencial para os humanos, desempenhando um papel fundamental na forma como o corpo processa a glicose e mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Alimentos ricos em cromo incluem:
- frutos do mar
- brócolis
- suco de uva
- levedura de cerveja
- carne bovina
- vinho
- castanha do Brasil
- grãos integrais como aveia, linhaça e chia
Alguns estudos clínicos descobriram que suplementos de cromo podem reduzir os níveis de açúcar no sangue e a quantidade de insulina que pessoas com diabetes precisam.
Por exemplo, um estudo descobriu que pessoas com diabetes tipo 2 que tomaram picolinato de cromo tiveram melhores níveis de glicemia em jejum do que aquelas que tomaram um placebo.
Embora a maioria das pesquisas sobre cromo seja promissora, mais pesquisas são necessárias, pois alguns estudos têm resultados mistos ou ruins.
Também vale a pena notar que o cromo pode funcionar melhor em pessoas com deficiência de cromo, o que geralmente só acontece se você tem uma nutrição ruim no geral.