Especialistas sugerem que você adote este hábito para evitar demência

O hábito de usar a internet durante algumas horas por dia pode ser fundamental para reduzir o risco de demência

O hábito de usar a internet durante algumas horas por dia pode ser fundamental para reduzir o risco de demência – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images
O hábito de usar a internet durante algumas horas por dia pode ser fundamental para reduzir o risco de demência – iStock/Getty Images

O hábito de usar a internet durante algumas horas por dia pode ser fundamental para reduzir o risco de demência. É o que indica estudo surpreendente realizado pela Universidade de Nova York após um trabalho de oito anos, que acompanhou um grupo de 18 mil adultos entre 50 e 65 anos.

Durante o experimento, os participantes foram submetidos a entrevistas sobre o uso da internet e responderam sobre alguns hábitos como enviar e-mails, fazer compras, navegar ou planejar férias. O questionário tinha como objetivo analisar a frequência com que os voluntários utilizavam a internet.

Celular x Demência

Os resultados observados no experimento mostram que, em comparação com os que não usavam, aqueles que usavam regularmente o celular apresentaram um risco 50% menor de serem diagnosticados com qualquer forma de demência.

No início do estudo, nenhum dos participantes apresentava demência, porém, ao término do período, 1.183 pessoas, o equivalente a quase 5% do grupo, acabaram sendo diagnosticadas com a doença, sendo que:

No grupo que utilizava internet frequentemente, 224 de 10.333 participantes acabaram sendo diagnosticados com demência (1,5% do total).
enquanto isso, no outro grupo, 959 dos 7.821 participantes (10,45%) desenvolveram a doença.
Vale destacar que, para o estudo, os cientistas levaram em consideração outros fatores de risco, como nível educacional, origem étnica, gênero, geração e sinais de declínio cognitivo.

Existe tempo ideal para ficar na internet?

Em outro experimento, a equipe de pesquisa também constatou que duas horas por dia na internet parece ser o ideal para prevenir o declínio cognitivo.

Além disso, o estudo revelou que o risco de demência pode aumentar entre aqueles que usam a web por mais de oito horas diárias. Os pesquisadores, então, sugeriram que o uso da internet com moderação pode desempenhar um papel preventivo contra a demência, estimulando as pessoas a adquirirem novas habilidades e afastando a solidão.

Apesar dos resultados, vale destacar que o estudo possui caráter observacional. O que significa que os dados se basearam em relatos de alguns usuários, o que pode variar consideravelmente entre os participantes.