Esta fruta antes das refeições pode reduzir açúcar no sangue

O consumo do suco da fruta, no entanto, pode te efeito contrário, segundo pesquisas

Manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​é fundamental para quem vive com diabetes. Uma maneira de conseguir isso é através da alimentação. E foi descoberto que uma determinada fruta ajuda nessa missão.

Um estudo, publicado na revista Nutrients em 2019, descobriu que comer maçãs 30 minutos antes de uma refeição com arroz branco reduz os níveis de açúcar no sangue em cerca de metade.

Estudo descobre que maçã 30 minutos antes da refeição ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue
Créditos: hsyncoban/istock
Estudo descobre que maçã 30 minutos antes da refeição ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue

Como parte da pesquisa, 18 mulheres jovens consumiram refeições em ordem aleatória por 14 manhãs. As refeições se basearam em arroz branco e maçã.

As voluntárias ficaram separadas em grupos. O primeiro grupo, comia apenas arroz. O segundo, arroz e maçã e o terceiro, arroz e uma solução de açúcar com o mesmo teor de açúcar de uma maçã.

Aquelas que comiam uma maçã 30 minutos antes de comer arroz branco conseguiram reduzir os níveis de açúcar no sangue pela metade.

Portanto, a refeição com a maçã consumida antes demonstrou ser a mais eficaz para diminuir o açúcar no sangue.

O efeito positivo da maçã

Outros estudos também defenderam o consumo de maçãs para reduzir o açúcar no sangue.

Uma meta-análise de artigos existentes, publicada no Nutrition Journal em 2004, afirmou que, dos artigos revisados, as maçãs foram as que mais demonstraram estar associadas à redução do risco de câncer, doenças cardíacas, asma e diabetes tipo 2 quando comparadas a outras frutas e vegetais e outras fontes de flavonóides.

Para ter o efeito positivo, é preciso consumir a fruta com a casca
Créditos: c11yg/istock
Para ter o efeito positivo, é preciso consumir a fruta com a casca

“O consumo de maçã também foi positivamente associado ao aumento da função pulmonar e aumento da perda de peso”, escreveram os autores.

No entanto, outro artigo do British Medical Journal em 2003 alertou sobre o consumo de frutas na forma de suco.

“O maior consumo de frutas inteiras específicas, particularmente mirtilos, uvas e maçãs, está significativamente associado a um menor risco de diabetes tipo 2, enquanto o maior consumo de suco de frutas está associado a um risco maior”.