Esta semente é capaz de combater a prisão de ventre

Originária da Mesopotâmia, a semente ainda ajuda a reduzir o açúcar, a pressão arterial e o colesterol no sangue

Um estudo da Universidade de Havard revelou que o consumo de grãos integrais oferece grandes benefícios para a saúde. Em destaque, a linhaça aparece como a semente que reduz o açúcar, a pressão arterial e o colesterol no sangue.

Além disso, segundo o relatório publicado na revista Havard Health Publishing, a semente também ajuda a diminuir a inflamação crônica. Mas você sabia que ela também pode combater a prisão de ventre?

Semente pode ajudar na prisão de ventre
Créditos: iStock/bymuratdeniz
Semente pode ajudar na prisão de ventre

Originária da Mesopotâmia, a linhaça surgiu na Idade da Pedra e, segundo relatos históricos, chegou à Europa através do imperador Carlos Magno, que passou a usá-la para fins culinários e medicinais.

Existem dois tipos de semente de linhaça: marrom e dourada. Mas estudos já comprovaram que não existe diferença significativa na quantidade de nutrientes entre as duas.

Linhaça como aliada da prisão de ventre

A linhaça é rica em fibras solúveis e insolúveis e, por isso, favorece o bom funcionamento do intestino e evita a constipação. Pelo mesmo motivo, contribui para o emagrecimento, pois incha no estômago e deixa a sensação de saciedade.

Além disso, ela combate a gordura na região abdominal e reduz os altos níveis de glicemia e colesterol, pois tem gorduras insaturadas que absorvem o açúcar e as gorduras saturadas.

Além de fibras, a semente tem ômegas 3 e 6, lignanas, vitaminas A, E, B1, B6, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco e manganês. A propriedades do alimento ajudam a reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de doenças.

Mais benefícios da semente

  • Quantidade de ômega 3: a semente tem ômega 3, uma gordura boa que tem efeito anti-inflamatório e são essenciais para a saúde do coração e do cérebro.
  • Sementes têm antioxidantes: a linhaça contém antioxidantes, como lignanas, que ajudam a combater os radicais livres no corpo e têm propriedades que podem ajudar a proteger as células contra danos oxidativos.
  • Potencial anti-inflamatório: devido ao seu alto teor de ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes, a linhaça pode ter propriedades anti-inflamatórias. Isso pode ser benéfico para pessoas que sofrem de doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal.
  • Saúde cardiovascular: consumir linhaça regularmente pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, triglicerídeos e pressão arterial, o que pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
  • Saúde hormonal: as lignanas presentes na linhaça têm propriedades estrogênicas e podem ajudar a regular os níveis hormonais no corpo.

Como consumir a linhaça?

Uma colherada de linhaça por dia é uma ajuda para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, é preciso ter moderação.

O alimento deve ser incluído aos poucos na dieta e o recomendado, segundo nutricionistas, é consumir até três colheres de sopa de linhaça por dia.

Esse é outro benefício da linhaça: ela é bastante versátil. Dá para usar a semente misturada com leite, sucos, cereais ou iogurtes, assim como moída e transformada em farinha para entrar nas receitas, como por exemplo nas saladas e pães.

Linhaça é rica em fibras
Créditos: iStock/Luis Echeverri Urrea
Linhaça é rica em fibras

Além disso, ela pode ser ingerida da seguinte forma:

  • Antes de dormir, coloque duas colheres de sopa de linhaça dentro de um copo com água filtrada.
  • Tampe o copo e deixe-o a noite toda.
  • No dia seguinte, separe as sementes e beba essa água em jejum.
  • Se desejar, você também pode engolir as sementes.

Por fim, especialistas ressaltam que para aproveitar ainda mais os benefícios da linhaça, é importante conciliar seu consumo com uma alimentação balanceada.