Esta suplementação pode prevenir ataques cardíacos, afirma estudo
A pesquisa acompanhou 21 mil adultos com idades entre 60 e 84 anos, no período de cinco anos
Um estudo revelou que a suplementação com vitamina D é capaz de ajudar na prevenção de ataques cardíacos e outras doenças cardiovasculares graves.
Publicado no The British Medical Journal, a maior pesquisa sobre vitamina D e saúde cardíaca acompanhou 21 mil adultos com idades entre 60 e 84 anos, no período entre 2014 e 2020.
Atualmente, muitas pessoas não conseguem atingir a quantidade ideal de vitamina D, que é produzida pelo corpo quando exposto à luz solar ou a partir de alimentos. Nesses casos, médicos e nutricionistas indicam a suplementação.
- 5 motivos para incluir João Pessoa na sua lista de viagens prioritárias
- Falta de vitamina B12: conheça 13 sinais e saiba como suprir a deficiência
- É possível comer feijão e não sofrer com os gases? Veja o que diz a ciência
- Pompeia, no sul da Itália, impõe limites de visitantes contra turismo de massa
Resultado do estudo
Os voluntários estiveram divididos em dois grupos. Durante os cinco anos, o primeiro recebeu comprimidos de vitamina D, enquanto o segundo recebeu placebo.
Entre os pacientes que tomaram vitamina D, a ocorrência de ataques cardíacos foi 19% menor, e a revascularização coronária, uma condição grave que exige intervenção cirúrgica, foi 11% menor.
“Esses achados indicam que a suplementação de vitamina D pode reduzir a incidência de eventos cardiovasculares importantes, particularmente infarto do miocárdio e revascularização coronária. Esse efeito protetor pode acabar sendo mais acentuado naqueles que tomam estatinas ou outros medicamentos cardiovasculares”, afirmaram os especialistas.
Já em relação a AVCs, a análise dos estudiosos não encontrou diferença nas taxas entre os dois grupos.