Estado de saúde de Mingau é atualizado após cirurgia na cabeça
O baixista da banda Ultraje a Rigor foi baleado na cabeça no último sábado, 2, em Paraty, no Rio de Janeiro
Após ser baleado na cabeça no sábado, 2, o baixista da banda Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira, conhecido como Mingau, foi submetido a um procedimento de craniectomia descompressiva na quarta-feira, 6. A cirurgia tem o objetivo de controlar a pressão intracraniana do músico.
Após o procedimento, que durou aproximadamente 2 horas e meia, Mingau permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, sedado e recebendo ventilação mecânica.
O estado de saúde do baixista é considerado grave e sua recuperação segue sendo acompanhada de perto pelos profissionais de saúde do hospital, de acordo com informações divulgadas na quinta-feira, 7. “Seu estado de saúde permanece grave”, informou o hospital.
- Superbactéria é detectada no Nordeste e representa risco global de saúde
- Evaristo Costa revela que perdeu 22 quilos após diagnóstico
- SBT emite comunicado sobre o estado de saúde de Silvio Santos
- Faustão passa por novo transplante e hospital revela seu estado de saúde
O que aconteceu com Mingau?
Na noite de sábado, 2, Mingau foi atingido por um projétil no lado esquerdo da cabeça em Paraty, no Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico, o projétil entrou na caixa craniana na região frontal esquerda e atravessou o cérebro dele, sem ser retido dentro do crânio.
Conforme a GloboNews, o baixista de 56 anos estava passando de carro em uma via da cidade, quando teve o carro atingido por vários tiros. Foi então que, segundo uma testemunha, o baixista perdeu a direção e bateu no portão de uma casa.
No domingo, 3, Mingau foi transferido do hospital de Paraty para o hospital São Luiz, na capital paulista, onde houve a intervenção cirúrgica.
Conforme explicado pelos médicos, a região do cérebro afetada é responsável por algumas funções motoras, de linguagem e visão. Por essa razão, vários cuidados estão sendo realizados na UTI para evitar complicações neurológicas.
O neurocirurgião explicou que um dos objetivos da cirurgia foi o de prevenir infecções. Por isso, eles removeram todo material estranho que pudesse ocasionar problemas posteriores à saúde de Mingau.
“É uma condição grave, mas nós temos que aguardar o tempo. A neurologia depende muito das habilidades do neurocirurgião, dos cuidados de UTI, mas depende muito de condições individuais de cada pessoa”, afirmou Jacobsen ao g1.
Com uma condição grave, no entanto, ainda não existe previsão de quando a sedação será removida.
Pedido de doações de sangue e orações
Isabella Aglio, filha de Mingau, fez um apelo emocionado nas redes sociais pedindo doações de sangue e orações pela recuperação do pai.
Após ter conhecimento do que aconteceu, Isabella e sua família se dirigiram ao local e conseguiram transferir Mingau para um hospital em São Paulo, com uma equipe qualificada.
Isabella ainda ressaltou, por fim, a importância do respeito à recuperação do pai. “O mais importante é a gente ter certeza de que a situação está controlada antes de começar a tirar a sedação. A gente entende que muitas vezes há uma ansiedade para esse momento de tirar a sedação, mas a gente entende também que parte do tratamento do Rinaldo agora é tempo.”