Estalar os dedos pode causar artrite?
Estalo nos dedo é um fenômeno interessante e mal compreendido. Saiba mais sobre a prática
Estalar os dedos é uma prática comum que muitas pessoas realizam ao longo do dia, seja para aliviar a tensão nas mãos ou por simples hábito. Mas o que realmente acontece dentro das nossas articulações ao estalarmos os dedos? E essa prática pode causar artrite?
O som pode trazer um certo alívio, mas não aumenta seu risco de artrite. Essa é a conclusão de vários estudos que compararam as taxas de artrite nas mãos entre pessoas que estalavam os dedos habitualmente e pessoas que não estalavam os dedos.
Vários estudos sugerem que o hábito é inofensivo, incluindo um de um médico da Califórnia que passou décadas estalando regularmente as juntas em apenas uma mão. Um raio-X não encontrou nenhuma diferença na artrite entre as duas mãos.
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Seu filho pode ter TOD? Conheça os primeiros sinais que podem surgir na escola
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- O tipo de café que pode causar câncer se consumido em altas doses, de acordo com estudos
Outro estudo de um grupo de 300 pacientes não encontrou nenhuma ligação entre um histórico de estalos nas articulações e artrite.
O movimento repetitivo de estalar os dedos desgasta as articulações e seu amortecimento protetor. Isso significa que indivíduos que
No entanto, estalar intencionalmente e repetidamente as articulações pode causar dor temporária, por isso, não é recomendável.
Por que estalar os dedos causa barulho?
Quando você estala os dedos, o som que escuta é o resultado de gases, como dióxido de carbono e nitrogênio, escapando do líquido sinovial que lubrifica as articulações.
Esse fluido contém bolhas microscópicas que rompem com o movimento rápido da articulação, gerando o som característico.
Após o estalo, há um período em que essas bolhas precisam se recompor, o que explica porque você não consegue estalar os mesmos dedos repetidas vezes.
Artrite e osteoartite
Artrite significa “inflamação da articulação”, mas a inflamação pode ser desencadeada por diferentes causas.
Já a osteoartrite é causada pelo desgaste e normalmente afeta apenas uma articulação, mais frequentemente o joelho ou o quadril, e é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.
Pessoas cujo trabalho envolve trabalho manual pesado, como alvenaria, ou exige muito ajoelhar, como carpintaria, correm maior risco.
A obesidade, que também coloca mais pressão nas articulações, é outro grande fator de risco. Mas também há um componente genético, com pesquisas colocando a hereditariedade em 40%-70% .
A artrite reumatoide é uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca a membrana sinovial que envolve e protege as articulações. É menos comum do que a osteoartrite, geralmente começa na meia-idade e causa dor nas articulações por todo o corpo.
As mulheres têm duas a três vezes mais probabilidade de ter do que os homens. Existem certos genes que tornam a artrite reumatoide mais provável e os sintomas mais graves, mas fumar e obesidade também aumentam o risco.