Este chá pode eliminar gordura do fígado, comprova estudo
Chá acessível foi protagonista de um estudo estadunidense realizado por mais de 16 semanas
Um estudo estadunidense comprovou todos os benefícios do chá verde na alimentação. Segundo os pesquisadores, a bebida ajuda a eliminar gorduras no fígado.
Realizado na Universidade Estadual da Pensilvânia, o estudo concluiu que o extrato de chá verde, em conjunto com exercícios, ajudou a diminuir a gravidade da doença hepática gordurosa não alcoólica.
A redução ocorreu em 75% dos camundongos, que estavam sendo alimentados com uma dieta rica em gordura.
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
Resultado do estudo
Joshua Lambert, professor e autor da pesquisa, disse que o resultado é animador. Isto porque os pesquisadores preveem que a doença hepática gordurosa atinja mais de 100 milhões de pessoas até 2030. Atualmente, inclusive, não existem terapias com eficácia comprovada para tratar a doença.
A pesquisa, publicada na revista científica Journal of Nutritional Biochemistry, separou os camundongos em grupos.
Em um dos coletivos, os roedores foram alimentados com uma dieta rica em gordura, ao mesmo tempo em que consumiam extrato de chá verde e se exercitaram regularmente correndo em uma roda.
Após 16 semanas, o grupo apresentou apenas um quarto de gordura em seus fígados comparados com os demais roedores analisados.
Além disso, os ratos que consumiram apenas extrato de chá verde ou fizeram apenas exercícios tiveram cerca de metade da gordura no fígado.
Por fim, os estudiosos também examinaram as fezes dos camundongos. “Vimos que os camundongos que consumiram extrato de chá verde e se exercitaram na verdade estavam processando os nutrientes de maneira diferente – seus corpos estavam lidando com os alimentos de maneira diferente”, comenta Lambert.
“Achamos que os polifenóis do chá verde interagem com as enzimas digestivas secretadas no intestino delgado e inibem parcialmente a quebra de carboidratos, gorduras e proteínas nos alimentos. Então, se um camundongo não digere a gordura de sua dieta, essa gordura e as calorias associadas a ela passam pelo sistema digestivo do camundongo e uma certa quantidade acaba saindo em suas fezes”, complementa.
Chá verde para melhorar saúde cardiovascular
Anteriormente, em outro estudo, Lambert e outros especialistas comprovaram que o extrato de chá verde junto com exercício físico ajudava a reduzir drasticamente a massa corporal, além de melhorar a saúde cardiovascular.
A análise com o mesmo tema também foi realizada em camundongos alimentados com alto teor de gordura.
Por fim, o pesquisador destaca que os testes ainda não foram realizados em humanos. Assim, o uso do chá verde na alimentação deve ser com moderação.