Este erro comum pode acelerar o envelhecimento da sua pele, segundo médico
Especialista em longevidade, o Dr. Neil Paulvin indicou um hábito que acaba sendo negligenciado, mas que pode causar envelhecimento precoce
Diversos estudos reforçam a importância do sono para à saúde. Como todos sabem, dormir bem contribui para melhorar a memória, aumentar a concentração, favorecer o bom humor, entre outros benefícios.
Agora, segundo o Dr. Neil Paulvin, especialista em longevidade, dormir mal pode também levar ao envelhecimento precoce.
Questões de estilo de vida, como trabalho, estudo, compromissos sociais e outros, muitas vezes levam as pessoas a comprometerem a qualidade e quantidade do sono. É neste contexto que surge a preocupação com o impacto do sono insatisfeito na longevidade.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Consequências das noites mal dormidas
O Dr. Paulvin, em entrevista à CNBC, expôs que a má qualidade do sono é, em sua experiência, o principal erro que acelera o processo de envelhecimento.
Segundo estudos, uma noite bem dormida, de 7 a 8 horas, contribui significativamente para a saúde celular e tecidual, função cognitiva, imunidade, níveis de energia e metabolismo.
Conforme o especialista, noites mal dormidas podem ocasionar a aceleração do envelhecimento da pele, resultando em rugas e na deterioração das proteínas colágeno e elastina, que mantêm a pele firme e volumosa.
Há também um risco maior de declínio cognitivo, perda de memória e doença de Alzheimer, além de enfraquecimento do sistema imunológico e diminuição da capacidade do corpo de combater doenças.
O que fazer para melhorar a qualidade do sono?
Para evitar esses problemas, é recomendado adotar uma rotina de sono regular. Isto é, manter horários fixos para ir para a cama e despertar.
O truque ajuda a regular o relógio biológico e a garantir a qualidade do sono, elemento fundamental para a saúde e longevidade.
É preciso ter em mente que uma noite bem dormida serve não apenas para a recuperação do desgaste diário, mas também para a prevenção de doenças e retardamento do envelhecimento.