Este item de cozinha pode estar causando estragos à sua saúde

Outras pesquisas já demonstraram preocupação com os efeitos a longo prazo para a saúde relacionados ao material

Um item de cozinha popular pode estar causando estragos à sua saúde – e você pode usá-lo todos os dias sem se dar conta do problema. 

Tábuas de corte de plástico podem liberar microplásticos em seus alimentos, de acordo com um estudo publicado no ano passado na Environmental Science & Technology.

Nesse artigo acadêmico, os estudiosos teorizaram que os usuários de tábuas de corte de plástico poderiam ser expostos a milhões de partículas de plástico devido ao golpe repetido da faca.

Tábuas de corte de plástico podem liberar microplásticos nos alimentos
Créditos: FG Trade/istock
Tábuas de corte de plástico podem liberar microplásticos nos alimentos

Esta seria uma informação importante porque as partículas podem ter impactos negativos à saúde se ingeridas. Esses microplásticos têm sido associados a problemas reprodutivos, problemas digestivos e câncer, segundo investigadores de Harvard.

Na verdade, se você bebe água em garrafas plásticas, come alimentos em embalagens plásticas ou apenas come carne, provavelmente está consumindo microplásticos.

Análise do uso

Os pesquisadores coletaram e mediram as micropartículas liberadas das tábuas de corte, que foram repetidamente atingidas por uma faca. Em seus testes, eles compararam os padrões de corte de cinco pessoas e o corte de uma pessoa em materiais diferentes, com e sem cenouras.

A partir dos resultados, a equipe calculou que a preparação de alimentos poderia produzir de 14 a 71 milhões de microplásticos de polietileno e 79 milhões de microplásticos de polipropileno a partir de suas respectivas placas a cada ano. As estimativas podem variar, dependendo de:

  • O estilo de corte de um indivíduo.
  • O material do tábua.
  • A força necessária para cortar os alimentos.
  • Se os ingredientes são picados grosseiramente ou finamente.
  • E com que frequência uma tábua de corte é usada.

As estimativas não foram determinadas para tábuas de madeira, embora os pesquisadores tenham relatado que esses produtos liberaram de 4 a 22 vezes mais micropartículas do que as de plástico em outros testes.

Embora as tábuas de corte de plástico sejam fáceis de limpar, os investigadores concluem que outras opções, como as de pedra ou metal, poderiam ser usadas para reduzir a potencial contaminação por microplásticos nos alimentos.