Estes 4 sintomas comuns podem indicar diabetes

Muitas pessoas vivem com diabetes e ainda não sabem; conheça alguns sinais da doença

O diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela incapacidade do corpo de regular adequadamente os níveis de glicose no sangue, seja devido à falta de produção de insulina ou à resistência à insulina

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 16,8 milhões de pessoas vivem com doença, e muitos casos ainda estão subdiagnosticados.

Quando não controlado, o diabetes pode levar a problemas de saúde sérios, como doenças cardiovasculares, insuficiência renal, amputações e perda de visão.

Identificar a doença em estágios iniciais permite intervenções que podem retardar ou até prevenir essas complicações. 

Conheça alguns sintomas que podem alertar para diabetes
Créditos: iSTock/Antonio_Diaz
Conheça alguns sintomas que podem alertar para diabetes

Sintomas que alertam para diabetes

  • Micção frequente
  • Aumento do apetite ou sede
  • Visão embaçada
  • Perda de peso repentina

Micção frequente

Ir muito ao banheiro pode ser um sinal de diabetes. Isso pode ocorrer quando o corpo tenta se livrar do excesso de glicose através da urina. Assim, acordar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro pode indicar a doença. 

No entanto, é importante saber que isso também pode ocorrer devido a medicamentos específicos, gravidez ou alta ingestão de cafeína.

Aumento do apetite ou sede

Apesar de comer regularmente, pessoas com diabetes podem sentir fome constante (polifagia).

Isso ocorre porque, sem insulina suficiente ou com resistência à insulina, as células do corpo não conseguem receber a glicose de que precisam para obter energia, levando a uma sensação persistente de fome.

Fome constante pode ser sinal de diabetes
Créditos: stokkete/DepositPhotos
Fome constante pode ser sinal de diabetes

Visão embaçada

Ter muita glicose na corrente sanguínea, fora das células a que pertence, pode causar danos aos vasos sanguíneos e nervos que percorrem todo o corpo, inclusive nos olhos.

Isso pode resultar em visão embaçada ou visão turva temporária. Se não forem controlados, os níveis prejudiciais de açúcar podem evoluir para retinopatia diabética, uma doença que afeta os pequenos vasos da retina.

Perda de peso repentina

A perda de peso inexplicada pode ser um sinal de diabetes, especialmente quando ocorre em conjunto com outros sintomas. Isso ocorre porque o corpo está perdendo calorias extras através da urina devido o excesso de glicose.

O que leva uma pessoa a desenvolver diabetes?

Predisposição genética

Em primeiro lugar, a predisposição genética desempenha um papel importante no desenvolvimento do diabetes. Indivíduos com uma história familiar de diabetes têm um risco significativamente maior de desenvolver a doença.

Estilo de vida pouco saudável

Além disso, um estilo de vida pouco saudável, caracterizado por hábitos alimentares inadequados, falta de atividade física, tabagismo e consumo excessivo de álcool, pode aumentar consideravelmente o risco de diabetes.

Obesidade

A obesidade, em particular, está intimamente ligada ao desenvolvimento do diabetes. O excesso de peso corporal, especialmente a gordura abdominal, pode levar à resistência à insulina, um dos principais pilares do diabetes tipo 2.

Diabetes gestacional

Para mulheres, o diabetes gestacional durante a gravidez pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente na vida.

Uso de certos medicamentos

Por fim, o uso de certos medicamentos, como corticosteroides e antipsicóticos, pode aumentar o risco de diabetes em algumas pessoas.