Estes comportamentos durante o sono podem indicar risco de demência

Fique atento aos sinais!

Estes comportamentos durante o sono podem indicar demência
Créditos: iStock/KatarzynaBialasiewicz
Estes comportamentos durante o sono podem indicar demência

A demência, condição caracterizada pelo declínio gradual da capacidade cognitiva, tem chamado atenção da comunidade médica por apresentar sinais que podem ser notados anos antes da doença se instalar completamente. Comportamentos específicos durante o sono profundo mostraram potencial para serem indicativos prévios do desenvolvimento de demência.

Esses comportamentos ocorrem durante a fase do sono chamada REM, que é o estágio mais profundo do sono, geralmente iniciando cerca de 90 minutos depois de a pessoa adormecer. Sonhos mais vividos são frequentes neste estágio e, muitas vezes, tendem a ter uma conotação desconfortável. Isso pode resultar em vocalizações repentinas e movimentos violentos com braços e pernas.

O que esses comportamentos durante o sono indicam?

De acordo com especialistas da Universidade de Toronto, gritos e chutes durante o sono REM podem ser sinais antecipados de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Um estudo liderado pelo professor associado do Departamento de Fisiologia da Universidade de Toronto, John Peever, revelou que as primeiras células cerebrais a serem atingidas por doenças como o Alzheimer, são as que controlam o sono REM.

Comportamentos agitados durante o sono são garantia de demência?

Apesar das evidências coletadas, o professor Peever enfatiza que ter um distúrbio comportamental do sono REM não significa necessariamente que a pessoa desenvolverá problemas neurológicos. No entanto, o distúrbio pode funcionar como um sinal de alerta. Entender esse distúrbio como um sinal prévio de alterações cerebrais pode ser decisivo para diagnosticar pacientes em estágios iniciais de doenças neurodegenerativas.

Por que é importante observar esses sintomas?

A compreensão cada vez maior dos sinais e sintomas precoces da demência tem possibilitado diagnósticos mais precoces e, consequentemente, melhores resultados no tratamento e controle da doença. Portanto, mesmo que um comportamento agitado durante o sono REM não seja um indicador certeiro de demência, prestar atenção a esses comportamentos pode representar um grande valor para a manutenção a longo prazo da saúde do cérebro.