Estes são os alimentos que podem aumentar o risco de doença hepática

Doença hepática também pode ser causada por alimentos que causam sérios problemas ao fígado

fresh cheeseburger with glass of cola and pile of french fries on wooden table
Créditos: Getty Images/iStockphoto
fresh cheeseburger with glass of cola and pile of french fries on wooden table

Frequentemente associada ao consumo excessivo de álcool, a doença hepática também pode ser causada por alimentos que causam sérios problemas ao fígado.

Isso porque, de acordo com especialistas, o problema reside basicamente na gordura. Ou seja, batatas fritas cobertas com maionese, hambúrgueres gordurosos cobertos com ketchup e até também carboidratos, de maneira geral, se transformam em gordura. Doces, carne vermelha, embutidos e alimentos industrializados também colocam em risco a saúde do órgão.

Efeito fast-food

O consumo regular de fast food está diretamente associado a maior probabilidade de desenvolver doenças hepáticas potencialmente perigosas, adverte estudo divulgado pela revista Clinical Gastroenterology and Hepatology.

Evidências científicas mostram que, se uma em cada cinco refeições ingeridas for fast food, o risco de desenvolver doença hepática gordurosa não alcoólica aumenta.

Doença hepática não alcoólica: quais são as causas?

Termo designado para uma série de condições causadas pelo acúmulo de gordura no fígado, a doença hepática gordurosa acomete geralmente pessoas com sobrepeso ou obesas.

Ela é dividida em quatro estágios, do qual o último é popularmente conhecido como cirrose, que ocorre após anos de inflamação e faz com que o fígado encolha e fique com cicatrizes. A condição representa risco de vida permanente e pode levar à insuficiência hepática ou ao câncer.

Além disso, altos níveis de gordura no fígado também está associado a um risco aumentado de problemas graves de saúde, como diabetes, pressão alta e doença renal.

Quando diagnosticada e tratada em estágio inicial, no entanto, é possível impedir que a doença piore e reduzir a quantidade de gordura no fígado.