Estes são os primeiros sintomas de gravidez que muita gente ignora

Estudos recentes mostram que gravidez pode estar associada a sintomas menos conhecidos

Estudos recentes mostram que gravidez pode estar associada a sintomas menos conhecidos – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Estudos recentes mostram que gravidez pode estar associada a sintomas menos conhecidos – iStock/Getty Images

Para além dos sintomas comuns associados à gravidez, como vômitos ou atraso menstrual, a literatura médica chama a atenção para outros possíveis sinais atípicos da pré-gestação.

Como cada gravidez envolve um processo diferente e muitas mulheres sequer percebem a gravidez até que o surgimento da barriga, especialistas destacam outros eventos que vão além do atraso menstrual – que, inclusive, pode ocorrer por causas como estresse, medicamentos e até distúrbios hormonais.

Por isso, é importante conhecer outros indícios de gestação. Veja abaixo alguns deles:

Seios inchados

No início da gravidez, as alterações hormonais também podem tornar os seios sensíveis e doloridos. O desconforto tende a diminuir após algumas semanas, à medida que o corpo se ajusta às mudanças.

Fadiga

Sabe aquela sonolência ou vontade de não sair da cama? Ela é real e muito presente durante o primeiro trimestre da gestação. Isso tem origem nas alterações hormonais e fisiológicas que o corpo da mulher começa a sofrer.

O rápido aumento nos vários nos níveis da progesterona, hormônio extremamente importante para a manutenção da gravidez e para o desenvolvimento do feto, pode explicar esse cansaço excessivo.

Perder o interesse em comida e bebida

No início da gestação, é comum a gestante perder o interesse por alguma comida ou bebida que costumava desfrutar. Acontece que ela fica mais sensível a certos odores e também podem haver alterações no paladar. Como a maioria dos outros sintomas da gravidez, essas preferências alimentares podem ser atribuídas a alterações hormonais.

Aumento da vontade de urinar

Também é comum que a gestante tenha vontade de fazer xixi com mais frequência do que o habitual. De acordo com a Mayo Clini, isso acontece porque a quantidade de sangue no corpo aumenta durante a gravidez, fazendo com que os rins processem fluido extra que acaba na bexiga.

Mudança de humor

Se os hormônios são capazes de alterar o humor da mulher durante a TPM, na gestação, não seria diferente. A cascata hormonal pode mexer com o emocional da gestante e deixá-la mais sensível e com vontade de chorar.

Essas são apenas algumas das reações possíveis de aparecer na gravidez. Nem sempre elas acontecem todas juntas. Também vale dizer que elas não são exclusivas da gestação, podem ser desencadeadas por outras condições de saúde. Apenas um teste e exames são capazes de confirmar que um bebê está a caminho.