Estes são os sinais do seu corpo que devem te deixar em alerta nesta onda de calor
Descubra como o calor excessivo e a baixa umidade afetam a saúde humana, entendendo a diferença entre exaustão e golpe de calor e quais cuidados tomar
Com a baixa umidade do ar e o calor intenso que tem-se observado em diversas regiões do Brasil, a saúde dos cidadãos entra em alerta. A combinação desses fatores climáticos pode resultar em diversas alterações no corpo humano, incluindo a possibilidade de exaustão e acidentes vasculares provocados pelo calor, também conhecidos como “golpe de calor”.
Nesses cenários de alta temperatura, a exaustão pelo calor e o golpe de calor surgem como duas consequências potenciais, embora distintas. Entender a diferença entre essas duas condições e como proteger-se contra elas é fundamental.
O que é exaustão pelo calor e golpe de calor e qual a diferença?
De acordo com o Dr. Sergio Timerman, médico e diretor do Instituto do Coração (InCor), em entrevista à CNN, a exaustão pelo calor e o golpe pelo calor têm a mesma causa: a exposição excessiva ao calor. “A exaustão pelo calor é quando estou cansado, com mais sede, náuseas, fraqueza”, explica o médico. “Mas, quando você tem taquicardia, cansaço excessivo, falta de ar, perda de consciência [desmaios], isso é considerado golpe de calor”.
- 7 sinais da deficiência de magnésio no seu corpo e como repor
- Diferenciar infarto de ansiedade: sintomas e sinais de alerta
- Câncer de pele: sinais nos lábios e unhas que exigem atenção médica
- Sinais de níveis críticos de vitamina D; saiba como o corpo reage a essa deficiência
Fazendo uma distinção entre as duas condições, o golpe pelo calor é mais grave e é desencadeado pela exposição excessiva ao sol ou por esforço físico intenso em ambientes quentes. Enquanto a exaustão pelo calor ocorre principalmente quando a pessoa está desidratada e perde sais minerais. Embora seja menos perigosa do que a insolação, pode levar a um quadro de insolação quando a temperatura do corpo ultrapassa os 40°C.
Como a onda de calor afeta a população brasileira?
A atual onda de calor que percorre diversos estados do Brasil resultou no alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para cor laranja, indicando temperaturas perigosas para os humanos, ficando 5°C acima da média para o período do registro.
Quais são os principais cuidados a serem tomados?
Segundo o Dr. Timerman, o importante é a prevenção, como a hidratação frequente e evitar ao máximo exposição ao sol em horários de grande incidência dos raios solares – geralmente das 10h às 16h -, e buscar assistência médica em caso de sintomas graves.