Estes sãos os primeiros sinais de demência para se observar
Saiba como começa a demência e que sintomas os familiares podem usar para reconhecer o comprometimento cognitivo leve ou a demência precoce
A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência e ainda é uma das doenças mais temidas. Por não ter cura em estágios avançados, muitas pessoas têm medo de desenvolvê-la. O quadro clínico da demência não é claro, combina vários sintomas. O esquecimento é um dos primeiros sinais de que algo está errado.
A demência é uma condição progressiva em que o desempenho do cérebro diminui gradualmente. Mas muitas pessoas se perguntam quais são os primeiros sinais de demência e em que diferem do envelhecimento normal.
Como começa a demência?
A demência não é uma doença com os mesmos sinais iniciais sempre. Refere-se a uma deterioração gradual das habilidades mentais que pode afetar a vida diária. A demência não é uma parte normal do processo de envelhecimento, mas sim uma doença que pode ter diversas causas.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
Um exemplo é o ator americano Bruce Willis: sua demência inicialmente se manifestou por meio de distúrbios da fala (afasia), e a demência frontotemporal só foi diagnosticada posteriormente.
A demência começa, dependendo do tipo e gravidade da doença, com alguns sintomas precoces, como problemas de memória, especialmente na lembrança de acontecimentos recentes ou na realização de atividades cotidianas. Além disso, o aparecimento da demência pode manifestar-se por problemas de linguagem e comunicação, como dificuldade em compreender conversas ou expressar pensamentos.
Qualquer pessoa que perceba isso em si ou em outras pessoas deve procurar orientação médica o mais cedo possível. Porque numa fase inicial, um curso severo pode ser evitado.
Demência: os primeiros sinais aparecem precocemente
Nem todo mundo que constantemente perde a carteira ou esquece aniversários sofre de demência. No entanto, você deve prestar muita atenção se parentes próximos ficarem muito esquecidos. Não é fácil interpretar corretamente os primeiros sinais de demência. Portanto, é útil conhecer os principais sintomas.
Anos antes de a demência ser diagnosticada, as pessoas afetadas começam a mudar passo a passo. Os sintomas que acompanham mostram que não se trata apenas de esquecimento da velhice. A demência apresenta outros sinais, como dificuldade de concentração ou problemas de fala.
Veja abaixo os sinais:
1. Esquecimento e confusão
O esquecimento de nomes, aniversários e eventos passados tende a aumentar e a pessoa começa a perder itens com frequência. É comum também a pessoa apresentar confusão.
2. Distúrbios da fala
A pessoa pode falar de forma menos clara ou omitir sílabas ou palavras. Ela também pode falar mais devagar. Este é também um primeiro sinal de alerta do início da demência.
3. Dificuldades cotidianas
Para as pessoas com demência, as coisas mais simples tornam-se mais difíceis. Planejar compras, marcar consulta médica, operar eletrodomésticos. As coisas podem rapidamente se tornar perigosas se os dispositivos elétricos não forem desligados.
4. Desorientação
As ruas e os lugares ou o caminho para casa não são mais reconhecidos. Ou a pessoa em questão já não se lembra de um compromisso combinado. A desorientação no espaço e no tempo é típica dos estágios iniciais da doença de Alzheimer.
5. Estados depressivos e isolamento social
Na fase inicial, um dos primeiros sinais de demência pode ser o aparecimento de humor depressivo. A depressão manifesta também faz parte do quadro clínico em fase avançada. As pessoas afetadas perdem cada vez mais o interesse em atividades e hobbies anteriores. Eles estão cada vez mais se afastando do ambiente social, dos amigos e dos compromissos.