Estresse: 6 consequências que o transtorno pode causar à saúde

Resposta física do nosso organismo a um estímulo, o estresse atinge 90% da população mundial segundo a OMS

05/11/2023 05:00

Deadline Stress. Overworked Black Female Entrepreneur Massaging Nosebridge At Workplace In Office, Exhausted After Using Laptop
Deadline Stress. Overworked Black Female Entrepreneur Massaging Nosebridge At Workplace In Office, Exhausted After Using Laptop - Getty Images

Resposta física do nosso organismo a um estímulo, o estresse atinge 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando presente com frequência, o estresse é capaz de gerar consequências físicas, emocionais e psicológicas.

Além disso, outros problemas como queda de cabelos, dores musculares, dor de cabeça, baixa libido, depressão e insônia também podem ser associados ao estresse.

Abaixo, confira seis efeitos que esse mal pode desencadear em seu corpo e mente:

1. Sono
Além do físico e emocional, o estresse interfere diretamente na nossa parte mental, influenciando diretamente na memória e concentração. Ele também dificulta a capacidade de prestar atenção em diversas tarefas.

2. Queda de cabelo
O estresse é um inimigo para o corpo e reflete, principalmente, nos cabelos. Isso por conta dos hormônios produzidos, como a testosterona, que interrompem as células responsáveis pelo crescimento capilar. A queda de cabelos pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres.

3.Dores musculares
As dores musculares podem ter diversos motivos, e uma delas é o estresse. Quando estamos estressados o nosso corpo acaba contraindo a musculatura sem perceber. Ocorrendo dor de cabeça, de coluna e até torcicolo. A má postura durante o trabalho, ou em qualquer outra situação do dia a dia, também pode potencializar os efeitos do estresse e aumentar as dores no corpo.

4. Doenças de pele
Quando o nosso corpo está estressado, sob tensão, a imunidade diminui fazendo com que as doenças fiquem mais propensas a aparecer. É comum o surgimento de ressecamento e acne.

5. Baixa libido e infertilidade
E o estresse no sexo? É um grande empecilho. A mulher que não consegue relaxar durante o dia pode acabar levando o problema para a cama, atrapalhando o seu desempenho sexual e até a sua fertilidade.

Quando a mulher está estressada, ela acaba liberando substâncias, como cortisol e alfa-amilase, que interferem no ciclo menstrual, prejudicando a fertilidade.

6. Irritabilidade
Diversas situações durante o dia podem despertar o estresse e interferir na nossa saúde emocional. O ambiente pode ser outro fator que desencadeia o estresse, mesmo que o evento seja algo positivo, como uma mudança nova.