Estresse: 6 consequências que o transtorno pode causar à saúde
Resposta física do nosso organismo a um estímulo, o estresse atinge 90% da população mundial segundo a OMS
Resposta física do nosso organismo a um estímulo, o estresse atinge 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando presente com frequência, o estresse é capaz de gerar consequências físicas, emocionais e psicológicas.
Além disso, outros problemas como queda de cabelos, dores musculares, dor de cabeça, baixa libido, depressão e insônia também podem ser associados ao estresse.
Abaixo, confira seis efeitos que esse mal pode desencadear em seu corpo e mente:
- Estudo aponta 2 novas causas para demência
- SP terá ‘praia’ a 15 minutos da Faria Lima; saiba mais
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
1. Sono
Além do físico e emocional, o estresse interfere diretamente na nossa parte mental, influenciando diretamente na memória e concentração. Ele também dificulta a capacidade de prestar atenção em diversas tarefas.
2. Queda de cabelo
O estresse é um inimigo para o corpo e reflete, principalmente, nos cabelos. Isso por conta dos hormônios produzidos, como a testosterona, que interrompem as células responsáveis pelo crescimento capilar. A queda de cabelos pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres.
3.Dores musculares
As dores musculares podem ter diversos motivos, e uma delas é o estresse. Quando estamos estressados o nosso corpo acaba contraindo a musculatura sem perceber. Ocorrendo dor de cabeça, de coluna e até torcicolo. A má postura durante o trabalho, ou em qualquer outra situação do dia a dia, também pode potencializar os efeitos do estresse e aumentar as dores no corpo.
4. Doenças de pele
Quando o nosso corpo está estressado, sob tensão, a imunidade diminui fazendo com que as doenças fiquem mais propensas a aparecer. É comum o surgimento de ressecamento e acne.
5. Baixa libido e infertilidade
E o estresse no sexo? É um grande empecilho. A mulher que não consegue relaxar durante o dia pode acabar levando o problema para a cama, atrapalhando o seu desempenho sexual e até a sua fertilidade.
Quando a mulher está estressada, ela acaba liberando substâncias, como cortisol e alfa-amilase, que interferem no ciclo menstrual, prejudicando a fertilidade.
6. Irritabilidade
Diversas situações durante o dia podem despertar o estresse e interferir na nossa saúde emocional. O ambiente pode ser outro fator que desencadeia o estresse, mesmo que o evento seja algo positivo, como uma mudança nova.