Estudante viraliza ao mostrar como cuida da prótese ocular
Vídeos publicados pelo jovem têm despertado interesse e naturalizado o diálogo sobre deficiências nas redes sociais
O estudante de Ciências Sociais Danilo Melo viralizou nas redes sociais depois que decidiu falar sobre algo que antes lhe era motivo de vergonha: o uso de uma prótese ocular.
“Eu tô falando sobre minha deficiência no tiktok… abertamente e sem sentir vergonha… Vocês não têm ideia do quão complexado eu era em relação a isso”, escreveu em seu Twitter.
Em vídeos curtos publicados na rede social, ele mostrou como retira e higieniza a prótese e respondeu a algumas perguntas.
- Padre Júlio Lancellotti é atacado por Danilo Gentili com comentário homofóbico
- Paciente de médico preso reclama de deformação: ‘Prótese pendurada’
- CBD e Setembro Amarelo: como a cannabis medicinal ajuda a salvar vidas
- A mais emocionante resposta a Bolsonaro sobre trabalho infantil
https://twitter.com/DaniloohD/status/1312807391910653953
Desde então, ele tem recebido muito incentivo para falar mais sobre sua deficiência, e dessa forma ajudar outras pessoas que também enfrentam problemas parecidos.
“Eu nunca tinha visto uma, achei super interessante e não é motivo algum de vergonha. Parabéns pela atitude e por mostrar para outras pessoas que enfrentam o mesmo problema que isso não é razão para ficar complexado”, comentou um dos seguidores no Twitter.
“Meu vô esconde isso da família até hoje e sei que pra ele já foi muito difícil (ele perdeu o olho com 18 anos) que importante é esse vídeo e essa representatividade que meu vô não teve mas que outras pessoas terão”, comentou outra usuária.
Danilo perdeu o olho com menos de 6 meses de vida. “Eu tive glaucoma congênito e eu precisei passar por uma cirurgia. Essa cirurgia não foi tão bem-sucedida e aí eu perdi totalmente a visão do olho direito”, contou em um dos vídeos.
A doença também afetou o olho esquerdo, que teve 80% da visão comprometida. Para enxergar bem, Danilo precisa usar óculos.
O estudante também esclareceu que não sente dores com o uso da prótese. “O único momento em que eu sinto a prótese incomodar um pouquinho é quando eu estou em algum lugar que está com muito vento e aí a prótese começa a ressecar. Aí, eu tenho que esse colírio aqui que é só pra pingar. É como se fosse um soro. Ele hidrata e pronto”, comentou.
Prótese ocular
A prótese ocular ou olho artificial tem a função estética para aquelas pessoas que perderam o olho em acidente ou por conta de alguma doença. Em geral, ela é utilizada depois da cirurgia denominada enucleação, que é a retirada do globo ocular, ou da evisceração, que consiste na aspiração do interior gelatinoso do olho, preservando os tecidos.
A prótese é feita sob medida, de acordo com a dimensão, cor, forma e volume do olho do paciente para que cubra as estruturas da órbita do olho e pareça o mais natural possível, ajudando a restaurar a confiança do paciente com relação a sua aparência.
Com relação ao materiais, existem as de porcelana (ou chamados “olhos de vidro”) e as acrílicas em resinas artificias. Essas últimas são as mais utilizadas por ter mais variação de cor e ser mais confortáveis.