Estudo apresenta anticoncepcional masculino com 99% de eficácia

Desenvolvido por startup americana, o anticoncepcional promete ser o maior avanço na contracepção masculina desde a vasectomia

Com uma eficácia de 99%, os resultados iniciais de um novo gel anticoncepcional masculino sugerem que este pode ser o próximo passo na contracepção.

O gel, desenvolvido por uma startup americana, começou os testes clínicos em humanos, mais especificamente na Austrália, no final do ano passado.

Gel anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia em testes
Créditos: Depositphotos/monkeybusiness
Gel anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia em testes

O que é o ADAM?

O estudo ADAM, conduzido pela empresa, caracteriza o produto como um medicamento à base de hidrogel de longa duração, não-contraceptivo masculino hormonal e não permanente.

Ele se diferencia como o primeiro de seu tipo e pelo potencial de ser o maior avanço no campo da contracepção masculina desde a vasectomia, uma técnica que foi introduzida há mais de um século.

Resultados iniciais

De acordo com o Dr. Peter Chin, um dos líderes do estudo, os primeiros testes em pacientes de 29 e 30 anos foram um sucesso.

“Estou muito satisfeito por fazer parte deste estudo inovador que está testando o primeiro contraceptivo masculino implantável. ADAM tem o potencial de ser o primeiro grande avanço na contracepção masculina desde a vasectomia, introduzida há mais de 100 anos”, comemorou.

O interesse da comunidade masculina também está sendo muito positivo, ilustrado com mais de mil candidaturas de voluntários, em apenas quatro semanas após o lançamento da campanha de recrutamento.

O estudo atualmente conta com 23 participantes ativos. Todos eles são australianos.

Como funciona o anticoncepcional masculino?

O anticoncepcional é aplicado através da injeção no tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para o exterior do corpo.

O procedimento, que dura apenas 15 minutos, ocorre em uma consulta médica com a aplicação de anestesia local.

Importante mencionar que os participantes ainda poderão ter ejaculação, mas apresentarão uma queda no número de espermatozoides de 99 a 100% em um único mês.

Apesar dos resultados iniciais promissores, ainda existem muitos testes para realizar e garantir a eficácia e segurança do gel anticoncepcional. O próximo passo consiste em determinar como reverter a aplicação no futuro.

No entanto, o interesse dos homens pelo medicamento e o sucesso inicial dos testes já são indícios de que o futuro da contracepção masculina é brilhante.