Pílula anticoncepcional masculina passa em primeiro teste nos EUA

Cientistas acreditam que em até 10 anos ela estará disponível no mercado

Por: Redação | Comunicar erro

Um teste realizado com 40 homens nos Estados Unidos demonstrou que estamos próximos de uma pílula anticoncepcional masculina. De acordo com cientistas, o medicamento oral experimental chamado 11-beta-MNTDC pareceu ser seguro e tolerável, com base nos resultados de um ensaio clínico apresentados na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia em Nova Orleans.

A pílula, feita para ser tomada uma vez ao dia, contém testosterona modificada que combina as ações de um hormônio masculino, o androgênio, e a progesterona. O objetivo é impedir a produção de espermatozoides.

“Nossos resultados sugerem que esta pílula, que combina duas atividades hormonais em uma, diminuirá a produção de esperma enquanto preserva a libido “, explicou a bióloga de reprodução masculina Christina Wang, do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles.

Crédito: Istock/juststockCiência avança na criação da pílula anticoncepcional masculina

O anúncio foi feito em no encontro anual da “Endocrine 2019”, uma importante conferência médica, realizada em Nova Orleans, nos EUA.

No ensaio clínico, Wang e sua equipe recrutaram 40 homens saudáveis. Durante 28 dias, 30 destes participantes tomaram uma dose diária baixa ou mais alta da droga, enquanto os outros 10 homens tomaram placebo.

Os participantes que tomavam 11-beta-MNTDC não demonstraram eventos adversos sérios ou preocupações clínicas significativas, mas mostraram níveis significativamente reduzidos de dois hormônios chamados LH e FSH que são necessários para a produção de espermatozoides.

De acordo com os pesquisadores, uma minoria dos homens relatou fadiga, dores de cabeça e acne durante o experimento. Em termos de efeitos sexuais, cinco deles disseram sentir leves mudanças na libido e dois experimentaram disfunção erétil leve. No entanto, para uma droga baseada em hormônios, que tende a inevitavelmente levar algum nível de efeitos colaterais, os pesquisadores caracterizam esses efeitos como leves.

Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores dizem que levará algum tempo até que uma droga como o 11-beta-MNTDC esteja disponível para compra. Os pesquisadores estão atualmente planejando ensaios de acompanhamento para o 11-beta-MNTDC e um produto químico funcionalmente similar chamado undecanoato de dimetrolrolona (DMAU).

1 / 8
1
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
2
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
3
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
4
04:28
Os principais sinais de que ansiedade está afetando sua saúde
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
5
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
6
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
7
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
8
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.