Pílula anticoncepcional masculina passa em primeiro teste nos EUA

Cientistas acreditam que em até 10 anos ela estará disponível no mercado

Por: Redação Comunicar erro

Um teste realizado com 40 homens nos Estados Unidos demonstrou que estamos próximos de uma pílula anticoncepcional masculina. De acordo com cientistas, o medicamento oral experimental chamado 11-beta-MNTDC pareceu ser seguro e tolerável, com base nos resultados de um ensaio clínico apresentados na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia em Nova Orleans.

A pílula, feita para ser tomada uma vez ao dia, contém testosterona modificada que combina as ações de um hormônio masculino, o androgênio, e a progesterona. O objetivo é impedir a produção de espermatozoides.

“Nossos resultados sugerem que esta pílula, que combina duas atividades hormonais em uma, diminuirá a produção de esperma enquanto preserva a libido “, explicou a bióloga de reprodução masculina Christina Wang, do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles.

Crédito: Istock/juststockCiência avança na criação da pílula anticoncepcional masculina

O anúncio foi feito em no encontro anual da “Endocrine 2019”, uma importante conferência médica, realizada em Nova Orleans, nos EUA.

No ensaio clínico, Wang e sua equipe recrutaram 40 homens saudáveis. Durante 28 dias, 30 destes participantes tomaram uma dose diária baixa ou mais alta da droga, enquanto os outros 10 homens tomaram placebo.

Os participantes que tomavam 11-beta-MNTDC não demonstraram eventos adversos sérios ou preocupações clínicas significativas, mas mostraram níveis significativamente reduzidos de dois hormônios chamados LH e FSH que são necessários para a produção de espermatozoides.

De acordo com os pesquisadores, uma minoria dos homens relatou fadiga, dores de cabeça e acne durante o experimento. Em termos de efeitos sexuais, cinco deles disseram sentir leves mudanças na libido e dois experimentaram disfunção erétil leve. No entanto, para uma droga baseada em hormônios, que tende a inevitavelmente levar algum nível de efeitos colaterais, os pesquisadores caracterizam esses efeitos como leves.

Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores dizem que levará algum tempo até que uma droga como o 11-beta-MNTDC esteja disponível para compra. Os pesquisadores estão atualmente planejando ensaios de acompanhamento para o 11-beta-MNTDC e um produto químico funcionalmente similar chamado undecanoato de dimetrolrolona (DMAU).

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …