Pílula anticoncepcional masculina passa em primeiro teste nos EUA

Cientistas acreditam que em até 10 anos ela estará disponível no mercado

Por: Redação | Comunicar erro

Um teste realizado com 40 homens nos Estados Unidos demonstrou que estamos próximos de uma pílula anticoncepcional masculina. De acordo com cientistas, o medicamento oral experimental chamado 11-beta-MNTDC pareceu ser seguro e tolerável, com base nos resultados de um ensaio clínico apresentados na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia em Nova Orleans.

A pílula, feita para ser tomada uma vez ao dia, contém testosterona modificada que combina as ações de um hormônio masculino, o androgênio, e a progesterona. O objetivo é impedir a produção de espermatozoides.

“Nossos resultados sugerem que esta pílula, que combina duas atividades hormonais em uma, diminuirá a produção de esperma enquanto preserva a libido “, explicou a bióloga de reprodução masculina Christina Wang, do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles.

Crédito: Istock/juststockCiência avança na criação da pílula anticoncepcional masculina

O anúncio foi feito em no encontro anual da “Endocrine 2019”, uma importante conferência médica, realizada em Nova Orleans, nos EUA.

No ensaio clínico, Wang e sua equipe recrutaram 40 homens saudáveis. Durante 28 dias, 30 destes participantes tomaram uma dose diária baixa ou mais alta da droga, enquanto os outros 10 homens tomaram placebo.

Os participantes que tomavam 11-beta-MNTDC não demonstraram eventos adversos sérios ou preocupações clínicas significativas, mas mostraram níveis significativamente reduzidos de dois hormônios chamados LH e FSH que são necessários para a produção de espermatozoides.

De acordo com os pesquisadores, uma minoria dos homens relatou fadiga, dores de cabeça e acne durante o experimento. Em termos de efeitos sexuais, cinco deles disseram sentir leves mudanças na libido e dois experimentaram disfunção erétil leve. No entanto, para uma droga baseada em hormônios, que tende a inevitavelmente levar algum nível de efeitos colaterais, os pesquisadores caracterizam esses efeitos como leves.

Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores dizem que levará algum tempo até que uma droga como o 11-beta-MNTDC esteja disponível para compra. Os pesquisadores estão atualmente planejando ensaios de acompanhamento para o 11-beta-MNTDC e um produto químico funcionalmente similar chamado undecanoato de dimetrolrolona (DMAU).

Compartilhe:

1 / 8
1
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
2
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
3
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
4
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
5
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
6
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
7
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
8
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …