Estudo comprova benefícios do cranberry para prevenir infecção urinária
Pesquisas apontam que o cranberry pode ser eficaz na prevenção da infecção urinária, especialmente em mulheres com ITUs recorrentes

Pesquisas científicas recentes indicam que uma fruta vermelha, já popular no Brasil, pode se mostrar eficaz no combate à infecção urinária. A fruta, rica em compostos chamados proantocianidinas (PACs), ajuda a prevenir que a bactéria Escherichia coli se fixe nas células da bexiga, mecanismo que pode reduzir o risco de infecções urinárias.
Infecção urinária e seus efeitos: riscos e complicações
As infecções urinárias (ITUs) são problemas comuns, especialmente entre mulheres, mas também afetam homens e crianças. Se não tratada, a infecção pode subir até os rins e causar complicações graves, como sepse. Para prevenir e tratar, o uso de antibióticos é comum, mas alternativas naturais, como o cranberry, vêm ganhando atenção na pesquisa científica.
Um estudo recente reuniu 50 ensaios anteriores, envolvendo mais de 8.800 participantes, para investigar como o consumo de cranberry pode impactar o risco de ITUs. A maioria das pesquisas mostrou que a ingestão de suco ou cápsulas de cranberry reduziu a incidência de infecções, principalmente em mulheres com infecções recorrentes, em crianças e em pessoas com risco aumentado de ITUs devido a intervenções médicas. Nos casos analisados, o risco de contrair uma infecção foi reduzido em até 60% entre os participantes.
Como o cranberry pode prevenir infecções urinárias
O benefício do cranberry está relacionado aos proantocianidinas (PACs), compostos presentes na fruta. Esses PACs têm a capacidade de impedir que a E. coli, bactéria responsável por 90% das infecções urinárias, se fixe nas células que revestem a bexiga, evitando assim a infecção.
Embora os resultados sejam promissores, a pesquisa aponta que ainda há limitações. A dosagem exata necessária de PACs e a comparação com outros tratamentos, como antibióticos ou probióticos, ainda não foram conclusivas. Além disso, o cranberry não demonstrou benefícios para todos os grupos, como adultos mais velhos, grávidas ou pessoas com dificuldades para esvaziar a bexiga.
Sintomas e cuidados com a infecção urinária
Os sintomas mais comuns de infecção urinária incluem dor ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência para urinar, além de dor abdominal inferior e na parte inferior das costas. Outros sinais podem ser urina turva ou com odor forte, presença de sangue na urina, mal-estar e febre. Se algum desses sintomas aparecer, é essencial procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequado, evitando complicações como a infecção nos rins.
Tudo sobre infecção urinária
A infecção urinária é uma condição comum, causada por bactérias que atingem o trato urinário. Sintomas como dor ao urinar e necessidade frequente de ir ao banheiro são frequentes. O tratamento envolve antibióticos e, em alguns casos, mudanças no estilo de vida para prevenir novas infecções. Clique aqui para saber mais.