Estudo de caso adverte para sintomas de câncer de fígado
Paciente de 52 anos apresentou uma variedade de sintomas, sem desconfiar da doença
O estudo de caso de uma mulher de 52 anos, com câncer de fígado, publicado na revista The Eurasian Journal of Medicine, destaca a importância de prestar atenção a quaisquer sintomas incomuns de câncer.
Neste caso, a mulher deu entrada num hospital em maio de 2005, após uma série de sintomas desconfortáveis. Mais tarde, os exames apontaram para câncer de fígado.
O fígado é o órgão do tamanho de uma bola de futebol na área superior direita do estômago. O câncer nesse órgão nem sempre apresenta sintomas ou os sinais de alerta podem ser muito vagos.
- 3 passeios para se apaixonar por São Miguel dos Milagres
- Deixe o frio para trás: Gramado no verão vai te surpreender!
- Saiba o motivo da mastigação servir como prevenção ao diabetes
- Esta é quantidade ideal de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
Sintomas de câncer de fígado que a paciente experimentou
A paciente apresentava uma série de problemas estomacais – desconforto abdominal, inchaço e náuseas.
Seus sintomas resultaram em uma perda de peso de 12 quilos em 45 dias. Sinais de alerta em sua pele incluíam coceira e icterícia.
Verificou-se que o álcool não era a causa, já que a mulher negou uso anterior de bebida, assim como também de tabaco e não tinha histórico de uso de drogas.
Explicando a causa dos sintomas
Durante sua internação, os exames revelaram que ela tinha ascite, condição na qual o líquido se acumula nos espaços dentro do abdômen.
Seus níveis de bilirrubina também estavam elevados, o que acontece quando algo está estressando o fígado, como um tumor.
A bilirrubina é um pigmento amarelo-alaranjado formado no fígado pela degradação da hemoglobina. Níveis elevados de bilirrubina podem levar à icterícia – amarelecimento da pele e do branco dos olhos.
Infelizmente, o tumor da mulher era inoperável pelos médicos e ela acabou morrendo no hospital.
Outros sinais de câncer de fígado
Como o tumor hepático causa poucos ou apenas sintomas inespecíficos por muito tempo, geralmente é descoberto em estágio avançado.
De acordo com a American Cancer Society, quando os sintomas aparecem, podem incluir:
- perda de apetite
- sentir-se muito cheio após uma pequena refeição
- náusea ou vômito
- fígado aumentado
- baço aumentado
- dor no abdômen
Outros sintomas possíveis são febre, veias dilatadas na barriga que podem ser vistas através da pele e hematomas ou sangramentos anormais.