Estudo descobre duas profissões ligadas a risco menor de morrer de Alzheimer
A pesquisa envolveu 8.972.221 pessoas de 443 ocupações diferentes que morreram entre 2020 e 2022
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Alzheimer é a forma mais comum de demência, contribuindo para 60–70% dos casos. Infelizmente, não há uma causa ou cura definitiva para a doença, nem há uma maneira confiável de prever quem está em maior risco. No entanto, um novo estudo da Escola de Medicina de Harvard identificou duas profissões associadas a um risco reduzido de morrer de doença de Alzheimer.
Descobertas do estudo
O estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) examinou a ligação entre a doença de Alzheimer e ocupações usando certidões de óbito do Sistema Nacional de Estatísticas Vitais nos Estados Unidos (2020-2022).
A análise envolveu 8.972.221 pessoas de 443 ocupações diferentes que morreram entre 2020 e 2022. Desse grupo, 3,88% (cerca de 348.328) tiveram a doença de Alzheimer listada como causa de morte.
- Estudo aponta que cannabis medicinal pode promover efeito anti-idade no cérebro
- Estes hábitos que podem provocar demência, segundo pesquisa
- Estudo aponta fator que eleva risco de doenças cardíacas
- Estudo aponta que novo tratamento contra tumores pode salvar pacientes com câncer
Entre os motoristas de táxi, apenas 1,03% (171 de 16.658) das mortes foram atribuídas ao Alzheimer, enquanto os motoristas de ambulância tiveram uma taxa ainda menor de 0,74% (10 de 1.348). Os pesquisadores notaram que essa tendência era exclusiva dessas funções e não foi observada em outros empregos relacionados a transporte, nem era evidente para outros tipos de demência.

O estudo concluiu que ocupações como motorista de táxi e motorista de ambulância envolvem “processamento espacial e de navegação frequente”, o que pode ser o motivo pelo qual essas profissões tiveram as menores proporções de mortes atribuídas à doença de Alzheimer. O processamento espacial e de navegação são habilidades cognitivas que permitem que as pessoas se movam e encontrem um caminho.
Além disso, eles dependem mais de navegação imprevisível, de decorar mapas e tomar decisões em tempo real – funções que, para os cientistas, são decisivas para as mudanças no hipocampo.
No entanto, é importante ressaltar que o estudo não prova que o trabalho de motorista por si só reduza o risco de Alzheimer, mas sugere uma ligação que deve ser melhor investigada.
Compreendendo a doença de Alzheimer e como ela afeta os pacientes
A doença de Alzheimer é um distúrbio cerebral progressivo que afeta a memória, o pensamento e o comportamento. Nos estágios iniciais, as pessoas afetadas pela doença podem apresentar pequenas perdas de memória, como esquecer eventos ou nomes recentes. À medida que a doença progride, os pacientes desenvolvem graves perda de memória, confusão e dificuldade com tarefas diárias.
Elas também podem ter problemas com linguagem e raciocínio e podem se tornar mais desconfiados ou agressivos. Durante os estágios finais, os pacientes de Alzheimer podem ser incapazes de se comunicar com a família ou entender o ambiente.
Como reduzir o risco de doença de Alzheimer
- Atividade física regular
- Manter uma dieta saudável
- Manter-se conectado com amigos e familiares
- Manter a mente ativa lendo, aprendendo línguas estrangeiras ou experimentando novos hobbies
- Parar de fumar
- Reduzir o consumo de álcool
- Prevenir ferimentos e traumas na cabeça