Estudo descobre estratégia simples durante a caminhada que ajuda a queimar mais calorias
Exercícios pontuados por pausas frequentes exigem mais energia e, portanto, aumentam o gasto calórico
Um estudo observou que fazer pausas de apenas 10 segundos durante uma caminhada ajuda a queimar mais calorias que fazer o trajeto sem interrupções.
Os dados foram publicados na revista científica Proceedings of the Royal Society B na quarta-feira, 16.
Testes com voluntários
A equipe de pesquisa reuniu 10 voluntários que praticavam caminhadas em esteiras em três velocidades diferentes e com intervalos divididos entre três segundos a quatro minutos.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Os pesquisadores registraram o nível de oxigênio consumido por cada um dos participantes e as demandas metabólicas de cada intervalo.
A análise determinou que caminhar com intervalos de dez a 30 segundos exigia 60% mais oxigênio do que fazer a mesma distância sem parar.
“Quando caminhamos por períodos mais curtos, usamos mais energia e consumimos mais oxigênio para cobrir a mesma distância. É como ter um carro que consome mais combustível durante os primeiros quilômetros do que depois”, explicou Francesco Luciano, um dos pesquisadores, em entrevista ao jornal The Guardian.
A equipe observou que o corpo necessitava de mais energia para se aquecer no início de cada caminhada e menos quando já estava em movimento.