Estudo descobre o que eliminar da dieta para reduzir idade biológica
Para a investiação, os pesquisadores analisaram registros alimentares de 342 mulheres com idade média de 39 anos
Um estudo recente descobriu o que é preciso fazer na dieta para reduzir nossa idade biológica em nível celular.
De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mesmo quando comemos de forma saudável, cada grama de açúcar adicionado envelhece nossas células.
O estudo envolveu 342 mulheres que consumiam diariamente 61,5 gramas de açúcar adicionado, em média, por dia. As participantes tinham, em sua maioria, cerca de 39 anos de idade.
- Cientistas do Reino Unido criam forma de detectar Alzheimer em 10 minutos
- 5 cursos gratuitos para quem quer empreender
- University College London revela sinal de Alzheimer que aparece a partir dos 40 anos
- Salão do Estudante tem entrada gratuita e reúne instituições de 12 países
Os autores do estudo estavam mais interessados em sua idade biológica, que é a idade de nossas células e tecidos.
Esse número é influenciado pela genética e hábitos de vida, como dieta e exercícios — pode ser maior ou menor do que nossa idade cronológica, que é o número de anos que já vivemos.

Os pesquisadores associaram uma alimentação saudável — especialmente uma dieta mediterrânea , que enfatiza vegetais, frutas, grãos integrais, gorduras saudáveis, nozes e sementes — a uma idade biológica mais baixa.
Por outro lado, o açúcar adicionado acelera o envelhecimento biológico, mesmo que o açúcar faça parte de uma dieta saudável.
Segundo os pesquisadores, eliminar 10 gramas de açúcar adicionado da sua dieta diária pode reduzir sua idade biológica em 2,4 meses ao longo do tempo.
Altos níveis de açúcar no sangue podem danificar as células, levando à inflamação crônica, que tem sido associada a doenças cardíacas, diabetes, doenças hepáticas e câncer.
Os pesquisadores divulgaram os resultados do estudo no JAMA Network Open, em 29 de julho.
Outro estudo separado também publicado na mesma data sugere que comer uma dieta vegana por apenas oito semanas pode retardar o envelhecimento biológico.
Os especialistas observaram que a dieta vegana tem menos calorias do que a dieta onívora, o que fez os participantes perderem peso. Isso pode explicar o efeito da dieta nas células.