Estudo descobre qual chá combate gordura no fígado
Condição não é resolvida apenas com a bebida, mas exige outros hábitos saudáveis
Para praticamente todas as condições de saúde, existem certas ervas com propriedades medicinais que podem auxiliar, e o acúmulo de gordura no fígado não é exceção. Estudos mostram que alguns chás podem trazer benefícios nesse sentido.
No entanto, é importante ressaltar que nenhum chá por si só faz milagres. O mais importante, nesse caso, é promover mudanças no estilo de vida, incluindo ajustes na alimentação e a prática regular de exercícios físicos.
O chá verde tem demonstrado seu poder nesse contexto. Um estudo conduzido pela Universidade Penn State, nos EUA, descobriu que a combinação de extrato de chá verde descafeinado e exercício físico foi capaz de reduzir em 75% o acúmulo de gordura no fígado de camundongos.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
Teste com camundongos
Na pesquisa, camundongos alimentados com uma dieta rica em gordura durante 16 semanas, que consumiram extrato de chá verde e se exercitaram regularmente, apresentaram apenas 25% de depósitos de gordura em seus fígados em comparação com um grupo controle de camundongos.
Os camundongos tratados apenas com extrato de chá verde ou apenas com exercícios apresentaram cerca de 50% de gordura no fígado em comparação com o grupo controle.
Embora esse estudo tenha sido realizado em camundongos, acredita-se que o benefício seja semelhante em humanos.
A pesquisa publicada no Journal of Nutritional Biochemistry não apenas analisou o tecido hepático dos camundongos, mas também mediu o teor de proteína e gordura em suas fezes. Os resultados mostraram que os camundongos que consumiram extrato de chá verde e se exercitaram apresentaram níveis mais elevados de gordura nas fezes.
A condição comumente chamada de “gordura no fígado” é conhecida como esteatose hepática ou doença hepática gordurosa, e é uma das condições hepáticas mais comuns. As causas incluem diversos fatores, como consumo excessivo de álcool, obesidade, diabetes, colesterol elevado, resistência à insulina e uma dieta rica em gorduras.
Inicialmente, o acúmulo de gordura no fígado pode não causar sintomas significativos. No entanto, à medida que a condição progride, podem surgir sintomas como fadiga, desconforto abdominal, perda de apetite, perda de peso inexplicada e fraqueza.