Estudo descobre quantos meses duram os anticorpos contra covid-19
Pesquisadores analisaram amostras de sangue de 62 pacientes para entender como o organismo deles reagiu ao coronavírus
Se você já teve covid-19, certamente já se perguntou por quanto tempo está imune a ao novo coronavírus. Um estudo realizado pelo Instituto Superior de Saúde Italiano e pelo Hospital San Raffaele de Milão concluiu que os anticorpos desenvolvidos por uma pessoa infectada podem durar por pelo menos 8 meses, independentemente da gravidade da doença, da idade dela ou da presença de patologias anteriores.
O estudo, que foi publicado na revista científica “Nature Communications”, acompanhou 62 pacientes contaminados pelo coronavírus, com os mais variados sintomas. Os cientistas coletaram sangue desses pacientes entre os meses de março e novembro de 2020 para análise.
Além da duração dos anticorpos, a pesquisa também descobriu que aquelas pessoas que produzem anticorpos nos primeiros 15 dias da doença têm um risco menor de sofrer sintomas graves da covid-19.
- Cientistas decifram o caminho para o alívio da depressão em horas
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Pesadelos podem sinalizar risco de demência, segundo estudo
- Sofrendo com inchaço? Pode ser ‘barriga de cortisol’; saiba como evitar
Ainda de acordo com a análise dos pesquisadores, 79% das pessoas testadas produziram anticorpos nas primeiras duas semanas desde o início dos sintomas de covid-19.
Aquelas que não criaram a proteção logo no início apresentaram um risco maior de desenvolver a forma grave da doença. “Os pacientes que não conseguem produzir anticorpos neutralizantes na primeira semana de infecção devem ser identificados e tratados a tempo, pois têm alto risco de desenvolver formas graves da doença”, disse a diretora da Unidade de Evolução e Transmissão Viral do Hospital, Gabriella Scarlatti.