Estudo descobre resposta para aumentar tolerância à dor

Segundo estudo, aumentar o quanto você se exercita pode ajudar a aliviar ou evitar a dor crônica

Segundo estudo, aumentar o quanto você se exercita pode ser fundamental para aumentar tolerância à dor – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Segundo estudo, aumentar o quanto você se exercita pode ser fundamental para aumentar tolerância à dor – iStock/Getty Images

Estudo realizado na Noruega revela que uma simples mudança nos seus hábitos pode ser o suficiente para aumentar a sua tolerância à dor.

Isso porque, indicam os resultados obtidos na pesquisa, a atividade física tem um efeito semelhante, embora mais suave, ao das drogas como a morfina no cérebro.

Ainda de acordo com o estudo, se adequar a uma rotina de exercícios pode ajudar a diminuir até mesmo a dor durante o parto. E os benefícios independem do tipo de atividade física escolhida, contanto que a pessoa mantenha uma rotina de atividades físicas.

Exercícios aumentam tolerância à dor

Para chegar aos resultados observados, o estudo, publicado no PLOS ONE, analisou dados de 10.732 adultos em duas pesquisas de 2007 a 2008 e 2015 a 2016.

Em uma segunda etapa do experimento, os participantes respondiam questionários sobre o quanto se exercitam. Então, tinham sua tolerância à dor testada submergindo as mãos em água fria.

Para efeito de comparação, os níveis de exercício foram divididos em quatro grupos, incluindo pessoas sedentárias e praticantes de exercícios leves, que faziam quatro horas ou mais por semana de caminhada ou ciclismo. Já aqueles que praticavam atividades como tênis ou jardinagem pesada pela mesma quantidade de tempo foram classificados como praticantes moderados.

Os participantes que fizeram pelo menos quatro horas por semana de treinamento ou competições esportivas foram classificados como exercícios vigorosos.

Ao final do período de avaliação dos perfis, todos os grupos ativos tiveram tolerância significativamente maior em comparação com pessoas que vivem um estilo de vida sedentário.

Além disso, os participantes que aumentaram o quanto se exercitaram em 2015 a 2016 em comparação com 2007 a 2008 também observaram níveis mais altos de tolerância à dor, embora não tenham sido estatisticamente significativos.

Ou seja, diante dos resultados da pesquisa, os pesquisadores concluíram que aumentar o quanto você se exercita pode ajudar a aliviar ou evitar a dor crônica.