Estudo diz que a masturbação pode prevenir contra infecções
Novo estudo científico indica que a masturbação pode ser benéfica para a saúde genital masculina; entenda!
Um estudo realizado por pesquisadores da University College London e publicado na revista científica Proceedings of the Royal Society B aponta que a masturbação não apenas proporciona prazer individual, mas também pode beneficiar a saúde genital, principalmente em homens.
Masturbação pode prevenir contra infecções
Os pesquisadores realizaram um levantamento histórico da masturbação em primatas, com base em informações obtidas de publicações, questionários e anotações pessoais de primatologistas e zeladores de zoológicos. A equipe compilou centenas dessas fontes para analisar o ato praticado pelos primatas.
Os cientistas descobriram “fortes evidências de coevolução entre a masturbação e a ocorrência de patógenos em homens”. A teoria sugere que a masturbação seria uma estratégia para eliminar os microorganismos responsáveis por doenças no trato genital.
Os pesquisadores notaram que a masturbação era mais frequente entre os machos de espécies de primatas maiores, que não tinham a capacidade de se curvar para limpar seus órgãos genitais oralmente.
Ao analisar o histórico, os cientistas constataram que as taxas de masturbação eram menores em espécies onde os patógenos não estavam presentes no trato genital, e essas taxas diminuíam ao longo do tempo.
No mesmo estudo, os cientistas levantaram outras hipóteses para o uso da masturbação pelos primatas.
De acordo com os cientistas, o histórico indica que a masturbação pode ter sido utilizada por macacos mais frágeis como uma estratégia para aumentar suas chances de reprodução. O macho poderia se masturbar o suficiente para aumentar sua excitação antes de acasalar com a fêmea, agilizando a inseminação e evitando a interferência de machos mais fortes.
Outra teoria sugere que a masturbação auxilia na eliminação do esperma envelhecido, promovendo a renovação da produção e aumentando as chances de fecundação.